Os artigos escritos pelo mecanismo de busca baseado em IA sĂŁo de qualidade inferior, meras imitaçÔes dos originais, o que transforma o Google em uma grande fazenda de conteĂșdo com esteroides.
Obter uma classificação alta no Google sempre foi uma tarefa extremamente difĂcil para novos sites, pois as principais posiçÔes geralmente sĂŁo ocupadas por postagens patrocinadas. A principal fonte de receita do Google vem da publicidade, portanto, nĂŁo Ă© surpreendente que eles estejam explorando maneiras de lucrar com seus mecanismos de busca baseados em IA. O mecanismo de busca jĂĄ estĂĄ considerando gerar receita por meio de respostas escritas por IA para consultas de pesquisa.
Por exemplo, quando um usuĂĄrio pergunta sobre os fatores a serem considerados ao comprar uma CPU, a IA geradora nĂŁo apenas responde Ă consulta, mas tambĂ©m sugere CPUs juntamente com classificaçÔes de mercado. NĂŁo seria caro para uma empresa como o Google ganhar dinheiro com marketplaces por meio do marketing de afiliados, pois os blogs de tecnologia vĂȘm fazendo isso hĂĄ anos.

No entanto, hå um problema: os artigos gerados pelo mecanismo de busca baseado em IA são de qualidade inferior e meras imitaçÔes dos originais.
Atualmente disponĂvel em um teste beta limitado, a nova experiĂȘncia generativa de busca do Google (SGE, na sigla em inglĂȘs) transforma o site de um mecanismo de busca que fornece links para o melhor conteĂșdo em uma publicação que oferece seus prĂłprios mini-artigos. Em vez de contratar escritores especializados para essa tarefa, o Google utiliza uma IA que analisa dados de conteĂșdo escrito por humanos e produz conselhos que carecem de conhecimento especializado ou autoridade.
No entanto, como especialistas em tecnologia apontaram, o texto gerado pela IA nĂŁo Ă© o melhor a seguir. Ao seguir o texto genĂ©rico, o mecanismo de busca apresenta uma lista de processadores desatualizados que jĂĄ nĂŁo estĂŁo entre as melhores CPUs disponĂveis atualmente. A primeira opção Ă© um Ryzen 7 5800X3D, que nĂŁo Ă© mais o melhor processador hĂĄ um ano, e tambĂ©m hĂĄ um link para um Core i5-10400, que estĂĄ trĂȘs geraçÔes desatualizado. Isso nĂŁo Ă© um conselho Ăștil.
Da mesma forma, quando um usuĂĄrio pesquisa por âmochilas de caminhada para criançasâ na nova versĂŁo do Google, a IA pode responder com um anĂșncio de uma mochila especĂfica, juntamente com dicas para escolher a melhor mochila para uma criança, de acordo com o Google.
Jerry Dischler, vice-presidente e gerente geral de anĂșncios, mencionou em uma entrevista que essa nova abordagem de interação com a busca do Google Ă© mais simples e Ăștil. Ele acredita que isso levarĂĄ a novas oportunidades comerciais e proporcionarĂĄ uma experiĂȘncia agradĂĄvel ao usuĂĄrio.
Pago Ă© o novo orgĂąnico
A Amazon Ă© conhecida como um marketplace onde os comerciantes podem vender seus produtos. No entanto, assim que um produto começa a ter um bom desempenho na plataforma, a Amazon o replica e o vende sob a marca âAmazon Basicsâ.
O Google agora estĂĄ planejando seguir um caminho semelhante. Costumava ser reconhecido como um dos melhores mecanismos de busca, fornecendo resultados precisos com velocidade incrĂvel. No entanto, o Google lançou seu prĂłprio mecanismo de busca baseado em IA generativa, onde os usuĂĄrios podem encontrar o conteĂșdo escrito pela IA do Google no topo da pĂĄgina de resultados, seguido por postagens patrocinadas e orgĂąnicas.
Antes de a Microsoft introduzir a ideia de um chatbot baseado em IA generativa produzindo resultados de busca, atĂ© mesmo o Google acreditava que a experiĂȘncia deveria ser a Ășnica mĂ©trica para classificação. HĂĄ apenas alguns meses, o mecanismo de busca revelou que usaria E-A-T (Expertise, Authority, Trust â Expertise, Autoridade, Confiança) para determinar a classificação do conteĂșdo. Em outras palavras, o conteĂșdo de autores experientes e com conhecimento no assunto deveria se destacar, enquanto conselhos nĂŁo confiĂĄveis de produtores de conteĂșdo sem histĂłrico comprovado deveriam ser menos valorizados.
No entanto, parece que o Google encontrou uma maneira de gerar receita adicional com o novo mecanismo de busca baseado em IA generativa. Suspeita-se que, no futuro, quando surgirem preocupaçÔes sobre a IA captando fontes ilegĂtimas para gerar respostas (como estĂĄ acontecendo atualmente), o Google possa oferecer uma solução em que os sites paguem ao Google quando seu site for selecionado para gerar uma resposta.
Fonte: Andre Lug