O cientista polĂtico Ricardo Caldas disse que a âpresença do Twitter/X poderia ter alterado o resultado eleitoralâ nas eleiçÔes municipais de 2024. O pesquisador deu a declaração durante o , nesta quarta-feira, 9.
âSĂŁo Paulo Ă© um bom exemplo disso, que a diferença de votos foi muito pequena, cerca 1% do votos a mais ou a menosâ, disse Caldas. âAcredito que a presença do Twitter/X poderia ter alterado o resultado, porque muitos eleitores de SĂŁo Paulo, em função da dimensĂŁo da cidade, da complexidade do trĂąnsito, estĂŁo cada vez mais ligados nos programas digitais. A presença desses meios digitais fazem diferença.â
Caldas criticou a decisĂŁo do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de banir a rede social do Brasil. âNĂŁo hĂĄ base constitucional para a retirada do Twitter/X do ar.â
O empresĂĄrio disse que o ministro ameaçou prender funcionĂĄrios da plataforma no paĂs.
Nesta terça-feira, 8, o magistrado desbloqueou o acesso à plataforma. A medida ocorreu depois que Musk nomeou uma nova representante legal da rede social no Brasil e pagou multas ao Judiciårio.
![Como O Twitter Poderia Influenciar O Resultado Eleitoral, Segundo Especialista Em PolĂtica 2 Twitter/X indicou nova representante legal no Brasil | Foto: Reprodução/Redes sociais](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/twitter-x-2.jpg)
O cientista polĂtico ainda disse que o sistema eleitoral perdeu com o bloqueio da rede social. Para Caldas, as medidas no Ăąmbito virtual afetam diretamente nos resultados eleitorais de todo o paĂs. O pesquisador destacou que a volta da plataforma pode influenciar nas disputas do segundo turno.
âNĂŁo tenho dĂșvida que a saĂda do Twitter/X durante a campanha do primeiro turno foi uma perda importante para a campanha, e claro, para a democraciaâ, afirmou Caldas. âAs campanhas nĂŁo sĂŁo feitas como antigamente, na pracinha. Hoje, cada vez mais se utiliza as novas tecnologias e certamente o Instagram, o Facebook e o Twitter/X sĂŁo exemplos disso.â
Confira a entrevista completa do cientista polĂtico Ricardo Caldas ao , no canal da Revista no . O programa Ă© transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.
Fonte: revistaoeste