Sophia @princesinhamt
Economia

Como o protecionismo afeta as relações com os vizinhos? Descubra!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em reportagem publicada na da Revista , Adalberto Piotto fala do “tarifaço” dos EUA. Prometida por Donald Trump desde antes do começo do novo mandato, a política tarifária tem gerado críticas de países como o Brasil e integrantes da União Europeia. 

No entanto, o protecionismo parece só incomodar quando é norte-americano. Em seu texto, Piotto enumera uma série de barreiras para acordos entre países da Ásia, Europa e América Latina devido a posturas protecionistas de seus respectivos governos. A diferença dos EUA para esses outros, diz o autor, é que Trump tem uma sólida estratégia. 

“Retirando do debate a pretensiosa agenda globalista, moldada na Davos com culpa e ineficiente, que quer ditar o que cada um pode ou deve fazer, fiquemos com os limites da sobriedade e o compromisso com os fatos. Estes nos ajudam muito mais a compreender a gênese e os objetivos políticos da medida, as consequências econômicas pretendidas dentro dos EUA, os seus efeitos colaterais pelo mundo e a efetividade da resposta que países que se dizem prejudicados pretendem dar. Por ora, sejamos justos, Trump já lidera o mundo. Em política, não há vácuo de poder. Sempre é claro quem está à frente. E, se o presidente norte-americano vai continuar na liderança, se vai ganhar o jogo na medida que pretende, é algo que requer tempo. Mas uma ressalva: não se pode dizer que seu plano de reindustrializar os Estados Unidos e trazer de volta o comando do quartel-general do Ocidente para Washington seja um plano impensado ou que esteja sendo mal executado.

A aplicação da política de reciprocidade tarifária, que surpreende pela ousadia, proporção e exposição do próprio presidente sentado à mesa de negociação, foi lançada logo no início do seu mandato. O solavanco possível e até provável de que a medida possa gerar inflação ao consumidor americano e até prejudicar a cadeia produtiva de fábricas dentro do país é, pelo menos no plano político, mitigado pela popularidade, o recall eleitoral e, sejamos justos, a ausência de pudores em Trump de recuar a qualquer momento se julgar necessário, como fez ao suspender por 90 dias as tarifas a quem não retaliou os Estados Unidos. É uma tática ousada de dar as cartas, como ele faz, porque entende o jogo como um perde e ganha, mas sempre entra para ganhar. Ou seja, há muito mais que tarifas na mesa. E o timing político está na mesma mão da dependência que a economia da maioria dos países tem da economia americana.”

A reportagem está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista .

2025 word2
O Tarifaço De Trump Divide Opiniões: Para Uns, Ameaça O Livre-Comércio; Para Outros, Restaura A Primazia Americana | Foto: Shutterstock

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

A Edição 263 da Revista vai além do texto de Adalberto Piotto. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Silvio Navarro, Augusto Nunes, Alexandre Garcia, Guilherme Fiuza, Tiago Pavinatto, Cristyan Costa, Carlo Cauti, Yasmin Alencar, Mateus Conte, Ana Paula Henkel, Rodrigo Constantino, Dagomir Marquezi, Ubiratan Jorge Iorio, Roberto Motta, Rafael Fontana, Pete Suderman (da ) e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta , escolher o plano e seguir os passos indicados.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.