Sophia @princesinhamt
Eventos

Como o Projeto Sobreviver transforma a dor das mulheres em arte: a resistência em destaque

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O projeto Sobreviver, idealizado pela atriz e produtora cultural Estefânia Bueno, convida o público feminino de Campo Grande para um ato poético no dia 17 de outubro e ensaio aberto nos dias 18 e 19 de outubro, no Ateliê Cênico. A iniciativa integra o processo de criação do espetáculo “Carne Viva”, que discute temas como opressão de gênero, feminicídio e as diversas formas de resistência das mulheres.

O projeto busca transformar experiências reais em arte e diálogo. O ato poético, aberto a mulheres que queiram participar, acontece no dia 17, às 19h30. As interessadas podem preencher um formulário com um relato pessoal sobre experiências de violência, que será ressignificado poeticamente e incorporado à performance, dando voz e visibilidade às memórias femininas.

Nos dias 18, às 19h30, e 19 de outubro, às 18h, o público poderá acompanhar o ensaio aberto da peça Carne Viva. Esses encontros têm o propósito de promover troca e reflexão, aproximando artistas e público do processo criativo e das discussões levantadas pelo espetáculo.

Com uma linguagem que mistura o poético, o tragicômico e o musical, o projeto propõe um debate sobre as insurgências femininas, em que o riso e a dor se entrelaçam como formas de resistência. A proposta é estimular empatia e diálogo sobre as urgências que atravessam o cotidiano das mulheres campo-grandenses.

O Ateliê Cênico está localizado na Rua Joaquim Murtinho, nº 2204, no bairro Itanhangá Park, em Campo Grande. 

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.