Sophia @princesinhamt
Notícias

Como Mato Grosso pode aumentar sua produção leiteira de forma sustentável: aprendizados do dia de campo

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Dia de campo mostra que Mato Grosso pode aumentar produção leiteira de forma sustentável

O encontro foi um desdobramento de uma missão técnica realizada em Fortaleza (CE), pelo Sebrae/MT

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
17/10/2025 às 17:10 Atualização
17/10/2025 às 17:11

Estratégias que podem melhorar o desempenho e trazer mais lucratividade, esse foi o tema central do Dia de Campo sobre pecuária leiteira realizado nesta sexta-feira (17), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), na sede da Embrapa Agrossilvipastoril. Produtores de Sinop, Sorriso, Terra Nova do Norte, Itanhangá e municípios vizinhos participaram do evento.

2025 word1
Sebrae/MT e Embrapa realizam Dia de Campo sobre pecuária leiteira em Sinop (Foto: Assessoria)

Segundo o analista Técnico do Sebrae/MT, Rodrigo Bronzatti, o objetivo foi de mostrar aos produtores da pecuária de leite da região norte de Mato Grosso que o setor pode ter o mesmo desempenho de culturas como a soja e o milho. “Queremos que o produtor enxergue a pecuária leiteira como um negócio rentável, capaz de gerar renda de forma contínua. Quando o produtor adota técnicas modernas de manejo ele não apenas aumenta a produtividade, mas também agrega valor ao seu produto e abre novas oportunidades de mercado”, destacou.

O Dia de Campo foi um desdobramento de uma missão técnica realizada pelo Sebrae/MT, a PEC Nordeste, no mês de junho, em Fortaleza (CE). Cerca de 20 pessoas puderam vivenciar a produção leiteira, pecuária de corte, horticultura, camarão em água doce entre outros.

2025 word1
Produtores de Sinop, Sorriso, Terra Nova do Norte, Itanhangá e municípios vizinhos participaram do evento (Foto: Assessoria)

O produtor Anders José do município de Itanhangá que também participou em junho da PEC Nordeste, afirmou que a vivencia da produção de outra região foi importante para entender o que pode ser investido e melhorada na atividade em Mato Grosso.

“Mato Grosso tem um clima muito bem definido, chove mais de dois mil milímetros todos os anos. Lá no Nordeste percebemos que eles produzem tanto quanto nós, em uma média de chuva de apenas 300 milímetros por ano. Então entendemos que o nosso potencial é bem maior”, revelou.

O Sebrae/MT trouxe Marcelli Antenor, produtor rural, consultor e veterinário com experiência na região Nordeste para avaliar o que pode ser feito para aumentar a produção em Mato Grosso. Segundo ele, pequenas ações precisam ser feitas para valorizar o setor e gerar mais oportunidades aos produtores.

“Acredito que se conseguirmos aumentar a produção em três litros de leite por vaca, na média, Mato Grosso já sai da posição mais abaixo para quinto lugar na média nacional. É difícil prever o potencial do Estado porque aqui ainda não foi feito tudo que se pode para aumentar a produção”, avaliou.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.