A maioria dos professores são ótimos! Mas nem toda criança vai com a cara de todo professor. Quando o santo não bate, o problema é de longo prazo: dura até o fim do ano ou até que a criança e o professor comecem a se entender.
Em qualquer idade, quando as crianças tĂȘm problemas na escola, Ă© importante âouvir os seus sentimentos, reconhecĂȘ-los e reconhecer que a vida Ă s vezes nĂŁo Ă© justaâ, diz a psicĂłloga Marie Hartwell-Walker, em entrevista publicada na revista Time. E, em alguns casos, âvocĂȘ pode precisar proteger o seu filho mudando ele de turmaâ, diz ela.
Mas muitas tensĂ”es entre alunos e professores podem servir como uma oportunidade. De fato, o instrumental que a criança precisa para lidar bem com um professor Ă© o mesmo que ela precisa para se relacionar âcom qualquer adulto em qualquer posição de autoridadeâ, diz Hartwell-Walker. âDo que se trata realmente Ă© como nĂłs podemos ajudar os nossos filhos a aprender a ser respeitosos com alguĂ©m que tem poder e a fazer boas perguntas em vez de reclamarâ.
Educação infantil
Os pais podem começar a trabalhar essas habilidades jĂĄ na educação infantil, ensinando aos seus filhos que toda vez em que se envolvem em um conflito, eles tambĂ©m tĂȘm uma oportunidade, diz a psicĂłloga. Quando hĂĄ um problema, Ă© fĂĄcil querer pĂŽr a culpa em alguĂ©m. Mas fazer isso nĂŁo resolve o problema, afirma Hartwell-Walker. EntĂŁo, mesmo desde bem cedo, os pais podem incentivar as crianças a pensar sobre como encontrar soluçÔes quando elas tĂȘm um problema com alguĂ©m, em vez de logo culpar alguĂ©m.
Ensino fundamental
Uma das melhores coisas que os pais podem fazer para os filhos no ensino fundamental Ă© apoiĂĄ-los enquanto eles enfrentam por si mesmos problemas de relacionamento com alguĂ©m, diz a psicĂłloga. Se o seu filho tem algum conflito na escola, pode ser tentador ir atĂ© lĂĄ e intervir diretamente. Mas Ă© âmuito melhor para os pais ir com a criança e acompanhĂĄ-la ao resolver a questĂŁoâ, diz Hartwell-Walker. Isso dĂĄ Ă criança experiĂȘncia e confiança em desenrolar conversas difĂceis. Os pais podem encorajar os filhos a lidar com relacionamentos difĂceis dizendo coisas como: âVocĂȘ Ă© um garoto esperto. Vamos pensar nisso. Eu confio em vocĂȘ. O que podemos fazer para resolver esse problema?â
Ensino médio
JĂĄ no ensino mĂ©dio, os adolescentes podem começar a pensar sobre qual tĂĄtica funcionarĂĄ melhor com cada professor. Os pais podem ajudar perguntando coisas como: âEm que esse professor Ă© diferente do outro? O que faria com que ele ficasse satisfeito com vocĂȘ?â Essas habilidades, diz a psicĂłloga, serĂŁo importantes tambĂ©m durante a faculdade e depois. âEles terĂŁo chefes e colegas com os quais nĂŁo concordam. E vĂŁo ter que trabalhar em equipeâ.
A educação em habilidades sociais que os nossos filhos desenvolvem ao enfrentar um relacionamento difĂcil com um professor serĂĄ Ăștil por toda a sua vida.
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Com informaçÔes de Time.
Colaborou: Felipe Koller.
Fonte: semprefamilia.com.br