Sophia @princesinhamt
Direto De Brasilia

Como Idosos Podem Facilmente Requisitar Reembolso nas AgĂȘncias do INSS

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Aposentados e pensionistas que procuraram agĂȘncias do (INSS) nesta quarta-feira, 14, para contestar descontos indevidos realizados por associaçÔes nĂŁo conseguiram registrar o pedido de devolução presencialmente. O ĂłrgĂŁo restringiu esse serviço aos canais digitais: o aplicativo e site e a Central TelefĂŽnica 135.

O jornal Folha de S.Paulo visitou seis agĂȘncias na capital paulista no primeiro dia de abertura dos pedidos e constatou que, embora alguns servidores ajudassem os segurados a acessar extratos para verificar dĂ©bitos, as unidades presenciais nĂŁo estĂŁo estruturadas para registrar formalmente os pedidos de reembolso.

Os repórteres encontraram filas, demora no atendimento e falta de informaçÔes claras, especialmente para idosos que tentaram, sem sucesso, resolver a questão pelo 135. Em unidades como a da Consolação e a da Vila Mariana, havia pessoas que chegaram por volta das 7h e esperaram até quatro horas por atendimento. 

Apesar do grande fluxo, nĂŁo havia organização especĂ­fica para casos relacionados aps descontos indevidos. A exceção foi a agĂȘncia da Consolação, que organizou fila para emitir senhas de acesso ao Meu INSS.

“A gente descobre o problema [de que houve o desconto indevido] aqui, mas mandam resolver pelo celular. E se a pessoa nĂŁo tem celular? Ou nĂŁo sabe mexer?”, questionou Daniela Semerano, 48, prestadora de serviços, na agĂȘncia Vila Mariana. Ela buscava informaçÔes sobre a mĂŁe, jĂĄ falecida. 

“Estou aqui hĂĄ trĂȘs horas, porque qualquer dĂșvida nos colocam na mesma fila de triagem”, disse a mulher Ă  Folha. “E, como vocĂȘ pode ver, sĂł tem um funcionĂĄrio para a agĂȘncia inteira. JĂĄ tentei ligar no 135 vĂĄrias vezes, mas ninguĂ©m atendeu.”

Segundo o governo, beneficiårios poderão acompanhar todas as movimentaçÔes pelo aplicativo Meu INSS | Foto: Divulgação/INSS
Segundo O Governo, Beneficiårios Poderão Acompanhar Todas As MovimentaçÔes Pelo Aplicativo Meu Inss | Foto: Divulgação/Inss

A reportagem visitou as agĂȘncias da Consolação, Vila Mariana, Santana, Mooca, Vila Gomes Cardim e Água Rasa. Em cada uma delas, servidores imprimiam apenas os extratos mensais de pagamento. Em Água Rasa e Vila Gomes Cardim, os extratos abrangiam apenas o Ășltimo ano ou mĂȘs, respectivamente.

Nas redes sociais, usuĂĄrios relataram instabilidade no aplicativo e criticaram a ausĂȘncia de atendimento presencial. Alguns contaram ter autorizado descontos acidentalmente ao clicar em botĂ”es errados.

O sistema liberado nesta quarta-feira nos canais digitais permite consultar os nomes das entidades que realizaram descontos nos Ășltimos cinco anos. O INSS promete restituir valores indevidos desde março de 2020.

Contudo, mesmo nos canais digitais, os segurados ainda nĂŁo conseguem visualizar o valor total descontado nem o montante a ser devolvido. Servidores afirmaram nĂŁo ter autorização para registrar os pedidos formalmente. Apenas na agĂȘncia da Mooca, uma funcionĂĄria da triagem indicou essa possibilidade.

Na unidade da rua Coronel Xavier de Toledo, um atendente orientou levar o extrato à associação responsável pelo desconto — o que contraria a recomendação do INSS de evitar contato com essas entidades e de não compartilhar dados fora dos canais oficiais, devido ao risco de golpes.

Também foram entregues formulårios de procuração para que familiares possam acessar os dados dos aposentados.

JosĂ© Carlos Horas, 65, aposentado e advogado, estava na unidade Água Rasa e criticou a falta de uma polĂ­tica de comunicação clara e acessĂ­vel. “Tem idoso que vive em ĂĄrea rural, que nĂŁo tem estudo, que nem sabem se teve descontos. Como essa pessoa vai conseguir usar aplicativo?”

Na Vila Mariana, a gerente se recusou a falar com a imprensa e com os segurados. Ela orientou os funcionĂĄrios a dizerem que ela “nĂŁo estava”, a depender da demanda, inclusive em caso de dĂșvidas de aposentados sobre os descontos indevidos do INSS.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, reconheceu a instabilidade no sistema durante a manhĂŁ, que teria sido resolvida Ă  tarde. Segundo ele, nĂŁo foram registradas filas nas agĂȘncias e o tempo mĂ©dio de espera pelo 135 foi de sete minutos. “Toda vez que a gente fala que pode ir presencial, estamos trazendo um custo a mais para o segurado, que tem que se deslocar”, disse.

Waller Junior afirmou também que o INSS vai monitorar o atendimento para avaliar a necessidade de abrir outros canais da própria instituição. Parcerias com outros órgãos. como e Caixa, estão em estudo, mas não hå definição. 

'Estamos no olho do furacĂŁo', disse Waller JĂșnior, em referĂȘncia Ă  crise institucional que abala a reputação do INSS | Foto: Luis Macedo/CĂąmara dos Deputados
‘Estamos No Olho Do FuracĂŁo’, Disse Waller JĂșnior, Em ReferĂȘncia À Crise Institucional Que Abala A Reputação Do Inss | Foto: Luis Macedo/CĂąmara Dos Deputados

Segundo o presidente do INSS, até as 16h desta quarta-feira, 473 mil pessoas haviam declarado desconhecer os descontos, o que representa 98,6% dos pedidos feitos no sistema. Ou seja, apenas 1,4% reconheceu ter autorizado os débitos. 

Ao todo, 41 entidades foram notificadas por descontos irregulares e tĂȘm 15 dias Ășteis para comprovar o vĂ­nculo com os beneficiĂĄrios ou devolver os valores.

Waller Junior tambĂ©m informou que a plataforma Meu INSS registra, em mĂ©dia, 89,5 milhĂ”es de atendimentos mensais. A Central 135 atende 6,9 milhĂ”es por mĂȘs, enquanto o atendimento presencial recebe cerca de 2,1 milhĂ”es de pessoas, principalmente para perĂ­cia mĂ©dica.

Rodrigo Assumpção, presidente do Dataprev, afirmou que mais de 8 milhĂ”es de acessos ao Meu INSS foram registrados, sendo 738,32 mil na ĂĄrea de desconto associativo — onde o segurado informa se autorizou ou nĂŁo os dĂ©bitos.

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Informe seu CPF e senha cadastrada;
  3. Clique na opção “Do que vocĂȘ precisa?”;
  4. Digite: “Consultar descontos de entidades”;
  5. Caso haja descontos, marque se foram ou nĂŁo autorizados;
  6. Informe o endereço de e-mail e telefone para contato;
  7. Declare que os dados sĂŁo verdadeiros;
  8. Clique em “Enviar DeclaraçÔes”.

Fonte: revistaoeste

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