Aposentados e pensionistas que procuraram agĂȘncias do (INSS) nesta quarta-feira, 14, para contestar descontos indevidos realizados por associaçÔes nĂŁo conseguiram registrar o pedido de devolução presencialmente. O ĂłrgĂŁo restringiu esse serviço aos canais digitais: o aplicativo e site e a Central TelefĂŽnica 135.
O jornal Folha de S.Paulo visitou seis agĂȘncias na capital paulista no primeiro dia de abertura dos pedidos e constatou que, embora alguns servidores ajudassem os segurados a acessar extratos para verificar dĂ©bitos, as unidades presenciais nĂŁo estĂŁo estruturadas para registrar formalmente os pedidos de reembolso.
Os repĂłrteres encontraram filas, demora no atendimento e falta de informaçÔes claras, especialmente para idosos que tentaram, sem sucesso, resolver a questĂŁo pelo 135. Em unidades como a da Consolação e a da Vila Mariana, havia pessoas que chegaram por volta das 7h e esperaram atĂ© quatro horas por atendimento.Â
HĂĄ 3 horas em uma agĂȘncia do INSS para obter uma senha que âsurpreendentemente â foi derrubada pelos maravilhosos gestores dessa maravilhosa instituição desse maravilhoso paĂs . Viva o PT e sua quadrilha !
â Ro MagalhĂŁes âïžđ§đ·đ”đčđźđ± (@RosaneP35962861) May 15, 2025
Apesar do grande fluxo, nĂŁo havia organização especĂfica para casos relacionados aps descontos indevidos. A exceção foi a agĂȘncia da Consolação, que organizou fila para emitir senhas de acesso ao Meu INSS.
âA gente descobre o problema [de que houve o desconto indevido] aqui, mas mandam resolver pelo celular. E se a pessoa nĂŁo tem celular? Ou nĂŁo sabe mexer?â, questionou Daniela Semerano, 48, prestadora de serviços, na agĂȘncia Vila Mariana. Ela buscava informaçÔes sobre a mĂŁe, jĂĄ falecida.Â
âEstou aqui hĂĄ trĂȘs horas, porque qualquer dĂșvida nos colocam na mesma fila de triagemâ, disse a mulher Ă Folha. âE, como vocĂȘ pode ver, sĂł tem um funcionĂĄrio para a agĂȘncia inteira. JĂĄ tentei ligar no 135 vĂĄrias vezes, mas ninguĂ©m atendeu.â

A reportagem visitou as agĂȘncias da Consolação, Vila Mariana, Santana, Mooca, Vila Gomes Cardim e Ăgua Rasa. Em cada uma delas, servidores imprimiam apenas os extratos mensais de pagamento. Em Ăgua Rasa e Vila Gomes Cardim, os extratos abrangiam apenas o Ășltimo ano ou mĂȘs, respectivamente.
Nas redes sociais, usuĂĄrios relataram instabilidade no aplicativo e criticaram a ausĂȘncia de atendimento presencial. Alguns contaram ter autorizado descontos acidentalmente ao clicar em botĂ”es errados.
O sistema liberado nesta quarta-feira nos canais digitais permite consultar os nomes das entidades que realizaram descontos nos Ășltimos cinco anos. O INSS promete restituir valores indevidos desde março de 2020.
Contudo, mesmo nos canais digitais, os segurados ainda nĂŁo conseguem visualizar o valor total descontado nem o montante a ser devolvido. Servidores afirmaram nĂŁo ter autorização para registrar os pedidos formalmente. Apenas na agĂȘncia da Mooca, uma funcionĂĄria da triagem indicou essa possibilidade.
Na unidade da rua Coronel Xavier de Toledo, um atendente orientou levar o extrato Ă associação responsĂĄvel pelo desconto â o que contraria a recomendação do INSS de evitar contato com essas entidades e de nĂŁo compartilhar dados fora dos canais oficiais, devido ao risco de golpes.
Também foram entregues formulårios de procuração para que familiares possam acessar os dados dos aposentados.
JosĂ© Carlos Horas, 65, aposentado e advogado, estava na unidade Ăgua Rasa e criticou a falta de uma polĂtica de comunicação clara e acessĂvel. âTem idoso que vive em ĂĄrea rural, que nĂŁo tem estudo, que nem sabem se teve descontos. Como essa pessoa vai conseguir usar aplicativo?â
Aplicativo do inss colocou a aba de consultar desconto de entidades mas n abre đ€ pic.twitter.com/nKOD5FNtCd
â Fatinha đđźđ±đ§đ· (@fatimalima8) May 15, 2025
Na Vila Mariana, a gerente se recusou a falar com a imprensa e com os segurados. Ela orientou os funcionĂĄrios a dizerem que ela ânĂŁo estavaâ, a depender da demanda, inclusive em caso de dĂșvidas de aposentados sobre os descontos indevidos do INSS.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, reconheceu a instabilidade no sistema durante a manhĂŁ, que teria sido resolvida Ă tarde. Segundo ele, nĂŁo foram registradas filas nas agĂȘncias e o tempo mĂ©dio de espera pelo 135 foi de sete minutos. âToda vez que a gente fala que pode ir presencial, estamos trazendo um custo a mais para o segurado, que tem que se deslocarâ, disse.
Waller Junior afirmou tambĂ©m que o INSS vai monitorar o atendimento para avaliar a necessidade de abrir outros canais da prĂłpria instituição. Parcerias com outros ĂłrgĂŁos. como e Caixa, estĂŁo em estudo, mas nĂŁo hĂĄ definição.Â

Segundo o presidente do INSS, atĂ© as 16h desta quarta-feira, 473 mil pessoas haviam declarado desconhecer os descontos, o que representa 98,6% dos pedidos feitos no sistema. Ou seja, apenas 1,4% reconheceu ter autorizado os dĂ©bitos.Â
Ao todo, 41 entidades foram notificadas por descontos irregulares e tĂȘm 15 dias Ășteis para comprovar o vĂnculo com os beneficiĂĄrios ou devolver os valores.
Waller Junior tambĂ©m informou que a plataforma Meu INSS registra, em mĂ©dia, 89,5 milhĂ”es de atendimentos mensais. A Central 135 atende 6,9 milhĂ”es por mĂȘs, enquanto o atendimento presencial recebe cerca de 2,1 milhĂ”es de pessoas, principalmente para perĂcia mĂ©dica.
Rodrigo Assumpção, presidente do Dataprev, afirmou que mais de 8 milhĂ”es de acessos ao Meu INSS foram registrados, sendo 738,32 mil na ĂĄrea de desconto associativo â onde o segurado informa se autorizou ou nĂŁo os dĂ©bitos.
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Informe seu CPF e senha cadastrada;
- Clique na opção âDo que vocĂȘ precisa?â;
- Digite: âConsultar descontos de entidadesâ;
- Caso haja descontos, marque se foram ou nĂŁo autorizados;
- Informe o endereço de e-mail e telefone para contato;
- Declare que os dados sĂŁo verdadeiros;
- Clique em âEnviar DeclaraçÔesâ.
Fonte: revistaoeste