Ex-funcionário da BYD cria motor de 900g que transforma bike normal em elétrica
Ex-engenheiros da BYD criaram o Kamingo, motor de 900g que vira sua bike normal em elétrica em 3 minutos. Tem 750W. Veja como funciona
Um ex-funcionário da BYD criou um motor que transforma bike normal em elétrica e pesa apenas 900gr. A invenção, chamada Kamingo, vem de uma startup chinesa e promete mudar a mobilidade urbana. Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes dessa nova promessa!
Como funciona o motor que transforma bike normal em elétrica?
O Kamingo é o nome desse dispositivo revolucionário (se é que podemos assim chamar). Ele foi criado por ex-engenheiros da gigante BYD e também da Huawei. O grande diferencial é o tamanho e a praticidade; o motor é minúsculo, cabendo na palma da mão.

O sistema funciona por fricção. Ele não mexe na corrente ou no pedal. O motor é acoplado ao quadro da bicicleta, bem perto da roda traseira. Quando ligado, o motor encosta no pneu e começa a girá-lo. Isso dá a tração e empurra a bicicleta para a frente.
Além disso, a instalação é muito rápida, com a promessa de que qualquer pessoa consegue montar o kit em três minutos. Uau!
O motor é forte?
Apesar do peso de apenas 900 gramas, o motor é bastante forte. Ele entrega uma potência máxima de 750 W. Isso é mais do que muitas bicicletas elétricas básicas vendidas no mercado. O torque chega a 40 Nm. Na prática, isso significa que ele tem força para ajudar em subidas e arrancar rápido. A velocidade máxima que o Kamingo atinge é de 32 km/h.
A bateria também é leve. Ela pesa 1,4 kg e tem o formato de uma garrafa de água. Por causa disso, ela pode ser encaixada no suporte de garrafa padrão do quadro. A autonomia total do kit pode chegar a 90 km, dependendo do uso.
Três modos de uso fáceis de controlar
A princípio, o kit Kamingo vem com um controle para o guidão. Ele possui uma tela colorida que mostra a velocidade, a bateria e a distância. O ciclista pode escolher como quer usar o motor. Veja só:
- Modo Standby: o motor fica desligado e a bicicleta funciona como uma bike normal.
- Modo Assistência: o motor ajuda o ciclista a pedalar. Ele reduz o esforço físico.
- Modo Cruzeiro: a bicicleta anda sozinha, sem precisar pedalar (respeitando o limite de 32 km/h).
O Kamingo é uma solução muito prática para a mobilidade. Ele torna a bicicleta elétrica acessível para quem já tem uma bike comum. A ideia dos ex-engenheiros da BYD é impressionante.
Você usaria esse motor na sua bicicleta? Acha que essa moda pega no Brasil? Deixe sua opinião aqui nos comentários!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360






