As mensagens vazadas podem estar com os dias contados — ou, pelo menos, se tornar menos frequentes. O WhatsApp lançou uma nova ferramenta de segurança que permite bloquear o compartilhamento direto de mensagens: a Privacidade avançada do chat.
Entre outras funções, o recurso impede que usuários baixem todo o histórico de conversas, tanto em chats privados quanto em grupos. A barreira vai além de dificultar vazamentos: quando ativada, também bloqueia o download automático de arquivos e o uso de ferramentas de inteligência artificial para analisar ou reproduzir o conteúdo das conversas.
Saiba como ativar a privacidade extra no WhatsApp
Segundo o WhatsApp, para ativar a Privacidade avançada, basta abrir a conversa e selecionar a opção no menu de configurações do chat. “Esta é a primeira versão desta funcionalidade e planejamos desenvolvê-la ainda mais para incluir outras formas de proteção”, informou a plataforma.
A empresa ressalta que os grupos do WhatsApp “estão se tornando uma extensão das nossas redes do mundo real” e que alguns são mais pessoais do que outros. “Esta funcionalidade é melhor utilizada em grupos cujos participantes não têm grande proximidade entre si, mas onde os temas são sensíveis por natureza — como conversas sobre desafios de saúde em grupos de apoio ou a organização de comunidades em torno de causas importantes”, diz o aplicativo.
Fonte: revistaoeste