Evite um prejuízo de R$ 50 mil: o guia da manutenção da bateria de elétricos
Saiba como funciona a manutenção de bateria em carros elétricos e híbridos e evite prejuízos. Conheça os cuidados e os mitos.
A manutenção de bateria em carros elétricos e híbridos é uma dúvida comum e que assusta muita gente pelo medo de um grande prejuízo. Mas, com a informação certa, você pode cuidar bem do seu carro e dirigir com tranquilidade. Por isso, o Garagem360 preparou um guia completo. Confira!
Como funciona a manutenção de bateria em carros elétricos e híbridos?
Vamos lá, a primeira coisa a saber é que você não precisa se preocupar o tempo todo. Atualmente, a maioria das montadoras oferece uma garantia de pelo menos oito anos para a bateria, o que já traz bastante segurança.

Além disso, o próprio carro monitora a saúde dela de forma automática. Alguns modelos mais novos, como o Volvo EX30, mostram um diagnóstico completo na central multimídia, de forma bem simples e direta para o motorista. Legal, né?
Onde devo levar o carro para mexer na bateria?
Este é o ponto mais importante: leve sempre na rede de concessionárias autorizada. Os profissionais de lá são treinados pela fábrica para lidar com sistemas de alta tensão, que são muito perigosos.
Mexer em baterias de elétricos exige equipamentos de proteção especiais. Portanto, não arrisque levar em uma oficina comum, pois o barato pode sair muito caro. Se o seu carro já saiu da garantia, procure por oficinas especializadas em veículos elétricos, nunca uma genérica.
Mitos e verdades sobre a bateria
Existe muita conversa fiada sobre as baterias de carros elétricos. Para não cair em armadilhas, é importante separar os mitos da realidade. Veja os principais pontos:
- Mito: Uma batida leve pode condenar a bateria. Verdade: Apenas acidentes muito graves, com dano estrutural, podem afetar o componente.
- Mito: Se a bateria estragar, preciso trocar tudo. Verdade: As baterias são feitas de módulos. Na maioria das vezes, é possível trocar apenas a parte com defeito.
- Mito: A bateria “vicia” como um celular antigo. Verdade: Os sistemas modernos gerenciam a carga para evitar esse tipo de problema e garantir a durabilidade.
O conserto da bateria é sempre caro?
Não necessariamente. Como as baterias são modulares, o custo do reparo pode ser bem menor do que as pessoas imaginam. A possibilidade de trocar apenas um módulo ou algumas células defeituosas é uma grande vantagem, como explicam especialistas em engenharia automotiva ouvidos pela CNN.
Isso evita a necessidade de substituir o conjunto completo, que é a peça mais cara do veículo. Por isso, um diagnóstico correto em um local especializado é fundamental para economizar.
Cuidar da bateria do seu carro elétrico ou híbrido é mais simples do que parece. Seguindo as recomendações da fabricante e procurando sempre a rede autorizada, você garante a durabilidade do componente e a sua segurança, evitando dores de cabeça.
E você, já tem um carro elétrico ou híbrido? Tinha alguma dessas dúvidas sobre a bateria? Conte sua experiência pra gente nos comentários!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360