Declaração do IR pode ajudar crianças e idosos; veja como doar

Você sabia que pode transformar vidas com o seu imposto de renda? Sim, é possível destinar parte do IR para projetos que cuidam de crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. E o melhor: sem gastar nada a mais por isso.
O valor que iria para a Receita pode ir diretamente para ações de acolhimento, capacitação profissional, combate à violência e apoio a instituições de longa permanência. Basta destinar esses fundos quando fizer a declaração. Por sinal, a entrega termina no dia 31 de maio.
Em 2024, quase R$ 500 milhões foram arrecadados com essa modalidade de doação. E os valores da chamada Declaração do Bem devem aumentar este ano, com a divulgação da oportunidade.
Como funciona?
Tanto pessoas físicas quanto empresas podem doar. No caso das pessoas físicas, é possível destinar até 6% do imposto devido: 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente (FDCA) e 3% para os Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI).
As empresas tributadas pelo lucro real também podem participar, doando até 1% do imposto.
Importante: essa doação não representa nenhum custo extra. O valor é abatido do que você já teria que pagar. Então por que não doar, não é mesmo?
Leia mais notícia boa:
Passo a passo para doar
Com o programa do Imposto de Renda aberto, siga estes passos simples:
Onde o dinheiro é investido?
Os recursos são aplicados em políticas públicas essenciais, como:
Essas iniciativas impactam diretamente a vida de milhares de brasileiros em todo o país.
E com a sua declaração de renda é possível fortalecer essas redes de cuidado e proteção.
Boa ideia, não?
Fonte: sonoticiaboa