A pergunta que não quer calar: como resistir às tentações e não exagerar neste fim de ano, com tantas comemorações e comidas irresistíveis? Para ajudar nessa tarefa árdua, o Primeira Página foi atrás de uma especialista no assunto.
Segura na nossa mão e confira as dicas valiosas da nutricionista clínica Phamella Ávilla!
A ceia de Natal, por exemplo, é sinônimo de “comer sem parar” para muita gente. Mas como resistir diante de um banquete delicioso preparado pela família? A nutricionista aponta quem é o grande vilão nesses momentos.
“É a ideia de ‘compensação’. É muito comum ‘pular’ ou deixar de fazer as principais refeições do dia para compensar no evento ou comemoração (algumas pessoas deixam de comer o dia todo antes da ceia de Natal, por exemplo). E essa é a maior cilada ou autossabotagem que podemos cometer. Na hora da festa, a ideia de compensar é tomada pelo descontrole. Quando estamos com fome, a tendência é comer muito além da nossa necessidade, e somos mais suscetíveis a escolhas ruins, como alimentos mais calóricos (ricos em açúcar e gordura), na tentativa de suprir uma necessidade do corpo por energia. Por isso, eu sempre oriento os pacientes a seguirem a ‘tríade de proteção’ contra os excessos em comemorações.”
Phamella Ávilla, nutricionista clínica
Tríade de proteção para comer sem culpa no fim de ano
Confira abaixo as recomendações de Phamella:
1 – Nunca pule refeições
“Mantenha as principais refeições do dia, como café da manhã, almoço ou jantar.”
2 – Jamais saia de casa com fome
“Antes, dê aquela ‘forradinha’ no estômago. Priorize uma porção de carne magra, queijo ou iogurte, e associe fibras que melhoram a saciedade, como frutas, legumes e verduras. Por exemplo, uma saladinha com frango e molho de iogurte, um sanduíche natural ou um copo de vitamina de morango, mamão e farelo de aveia.”
3 – Faça o reconhecimento do terreno
“Assim que servirem a mesa com os pratos típicos da comemoração, antes mesmo de pegar o prato, dê uma volta e veja o que tem disponível, lembre-se de incluir frutas, legumes e verduras e aliar a boas fontes de proteína como carnes e queijos. Ecolha um pouco de cada doce ou prato salgado que você mais gosta. Se você pode comer de tudo, não tem restrições/alergias ou intolerâncias, seja consciente: ‘Você pode comer de tudo, mas não precisa comer tudo!’.
Fonte: primeirapagina