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Economia

Como as redes sociais impulsionam vendas no varejo: O papel-chave da influĂȘncia online

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2025 word2A pandemia causada pelo vírus da COVID-19 impulsionou as vendas nas mídias digitais. Devido às medidas de restrição desse período, muitas empresas tiveram que se adaptar a um novo cenårio e investir no comércio digital. Para evitar que os lucros fossem reduzidos, algumas startups aproveitaram as redes sociais e promoveram transmissÔes ao vivo, dando visibilidade aos seus produtos e à marca.

Aliado a isso, grandes players como TikTok, Amazon e Twitter entraram para o comércio eletrÎnico no metaverso, um novo cenårio de vendas que ainda é uma força a ser reconhecida.

Apesar de o segmento ter sido impulsionado pelas medidas sanitĂĄrias, ele nĂŁo para de crescer, o que demonstra o quanto Ă© essencial para as empresas reconhecerem o impacto das redes sociais sobre os pequenos e grandes e-commerces . Afinal, quem nĂŁo se adapta pode ser engolido pela nova era.

MĂ­dias digitais oferecem novas oportunidades de negĂłcio s

Com base em tendĂȘncias atuais, Ă© possĂ­vel esperar um crescimento contĂ­nuo deste mercado em 2023, Ă  medida que as empresas buscam formas mais eficazes de se conectar com seus clientes nas redes sociais.

O uso de tecnologias avançadas, como inteligĂȘncia artificial e anĂĄlise de dados, deve ser ainda mais difundido, permitindo que as empresas personalizem suas abordagens de vendas com mais precisĂŁo e eficiĂȘncia.

“As mĂ­dias sociais estĂŁo cada vez mais expandindo suas funcionalidades de comĂ©rcio eletrĂŽnico e integração de vendas. As estratĂ©gias que visam impactar consumidores por meio desses canais sĂŁo uma oportunidade nĂŁo sĂł para quem quer vender, mas tambĂ©m como uma nova fonte de receita para as plataformas e os seus usuĂĄrios”, comenta Paulo Stohler, CEO da Moneri, plataforma de gestĂŁo de vendas sociais.

Vendas digitais geram engajamento entre consumidor e marca

Uma das características inovadoras do varejo vem sendo a capacidade dos sistemas de vendas de serem omnichannel , ou seja, canais de vendas conectados que expandem os limites entre o físico e o digital, sendo as vendas sociais uma das principais estratégias para este fim.

Engana-se quem pensa que este Ă© um mercado sĂł para perfis com muitos seguidores. “O nicho de microinfluenciadores tem se mostrado efetivo por agregar mais valor aos usuĂĄrios. O fortalecimento das comunidades – pessoas apaixonadas por algo e que desejam se conectar por meio disso – gera um engajamento genuĂ­no, ao invĂ©s de apenas tentar promover um produto”, comenta Fernando Patucci, Head de Comunicação da SMU Investimentos.

A evolução do varejo também passa pela percepção de que o vendedor do varejo não é mais um vendedor de loja, mas sim um vendedor da marca. Quando isso ocorre, ele passa a ser um dos principais embaixadores, que trazem vendas físicas e vendas pelo canal digital.

Fonte: Ig Economia

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