A pandemia causada pelo vĂrus da COVID-19 impulsionou as vendas nas mĂdias digitais. Devido Ă s medidas de restrição desse perĂodo, muitas empresas tiveram que se adaptar a um novo cenĂĄrio e investir no comĂ©rcio digital. Para evitar que os lucros fossem reduzidos, algumas startups aproveitaram as redes sociais e promoveram transmissĂ”es ao vivo, dando visibilidade aos seus produtos e Ă marca.
Aliado a isso, grandes players como TikTok, Amazon e Twitter entraram para o comércio eletrÎnico no metaverso, um novo cenårio de vendas que ainda é uma força a ser reconhecida.
Apesar de o segmento ter sido impulsionado pelas medidas sanitĂĄrias, ele nĂŁo para de crescer, o que demonstra o quanto Ă© essencial para as empresas reconhecerem o impacto das redes sociais sobre os pequenos e grandes e-commerces . Afinal, quem nĂŁo se adapta pode ser engolido pela nova era.
MĂdias digitais oferecem novas oportunidades de negĂłcio s
Com base em tendĂȘncias atuais, Ă© possĂvel esperar um crescimento contĂnuo deste mercado em 2023, Ă medida que as empresas buscam formas mais eficazes de se conectar com seus clientes nas redes sociais.
O uso de tecnologias avançadas, como inteligĂȘncia artificial e anĂĄlise de dados, deve ser ainda mais difundido, permitindo que as empresas personalizem suas abordagens de vendas com mais precisĂŁo e eficiĂȘncia.
âAs mĂdias sociais estĂŁo cada vez mais expandindo suas funcionalidades de comĂ©rcio eletrĂŽnico e integração de vendas. As estratĂ©gias que visam impactar consumidores por meio desses canais sĂŁo uma oportunidade nĂŁo sĂł para quem quer vender, mas tambĂ©m como uma nova fonte de receita para as plataformas e os seus usuĂĄriosâ, comenta Paulo Stohler, CEO da Moneri, plataforma de gestĂŁo de vendas sociais.
Vendas digitais geram engajamento entre consumidor e marca
Uma das caracterĂsticas inovadoras do varejo vem sendo a capacidade dos sistemas de vendas de serem omnichannel , ou seja, canais de vendas conectados que expandem os limites entre o fĂsico e o digital, sendo as vendas sociais uma das principais estratĂ©gias para este fim.
Engana-se quem pensa que este Ă© um mercado sĂł para perfis com muitos seguidores. âO nicho de microinfluenciadores tem se mostrado efetivo por agregar mais valor aos usuĂĄrios. O fortalecimento das comunidades â pessoas apaixonadas por algo e que desejam se conectar por meio disso â gera um engajamento genuĂno, ao invĂ©s de apenas tentar promover um produtoâ, comenta Fernando Patucci, Head de Comunicação da SMU Investimentos.
A evolução do varejo tambĂ©m passa pela percepção de que o vendedor do varejo nĂŁo Ă© mais um vendedor de loja, mas sim um vendedor da marca. Quando isso ocorre, ele passa a ser um dos principais embaixadores, que trazem vendas fĂsicas e vendas pelo canal digital.
Fonte: Ig Economia