Notícias

Como aliviar os sintomas de rinite e sinusite no inverno

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nos meses de outono e inverno, o clima se caracteriza por temperaturas mais baixas e pela redução da umidade do ar. Nesse período, é comum o aumento de casos de gripes e doenças respiratórias. O que nem todo mundo sabe é que essa estação também pode ser especialmente prejudicial para pessoas com alergias respiratórias e de pele.

Em entrevista ao Primeira Página, os médicos alergistas Adriana Cunha e Adolfo Adami explicam por que o frio e o tempo seco intensificam os sintomas alérgicos da rinite e sinusite.

Segundo Adami, a combinação do clima seco com as baixas temperaturas favorece a irritação da mucosa das vias aéreas, deixando o organismo mais vulnerável ao agravamento de doenças alérgicas.

Adriana Cunha complementa que essas mudanças climáticas comprometem a função de defesa dos cílios e da mucosa nasal, facilitando a entrada de vírus, bactérias e agentes irritantes.

“Isso faz com que eles adentrem mais facilmente em nossas vias respiratórias, causando piora dos sintomas”, afirma.

Além disso, ela destaca que, com o frio, há maior circulação de vírus respiratórios e maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de doenças.

Como amenizar os sintomas alérgicos no frio

Para evitar ou controlar os sintomas alérgicos durante o outono e o inverno, algumas medidas simples podem ajudar no dia a dia de quem sofre com rinite e sinusite:

  • Mantenha-se hidratado: Beber bastante água e usar hidratantes corporais ajuda a evitar o ressecamento da pele.
  • Evite poeira e mofo: Manter a casa e as roupas limpas reduz o contato com agentes que podem desencadear alergias.
  • Atenção à coceira: A pele ressecada pode causar coceira, mas evite se coçar, pois isso pode provocar inflamações ou infecções.
  • Use soro fisiológico e faça inalação: Esses cuidados ajudam a manter as vias aéreas hidratadas e limpas.
  • Consulte um especialista: Quem sofre com alergias de pele ou respiratórias, como rinite, deve manter o acompanhamento médico regular para ajustar o tratamento conforme a necessidade.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.