Vendas de carros elétricos despencam após fim do crédito fiscal federal nos EUA
Vendas de VEs despencam em outubro de 2025 após o fim do crédito fiscal federal nos EUA. Ioniq 5 (-63%), Kia EV6 (-71%) e Honda Prologue (-81%) registram quedas acentuadas. Saiba o que esperar para o mercado elétrico.
O mercado de veículos elétricos (VEs) nos Estados Unidos sofreu um duro golpe em outubro de 2025, logo após o término do crédito fiscal federal de US$ 7.500 no final de setembro. Os dados preliminares de vendas, divulgados pelas montadoras que reportam resultados mensais, revelam quedas significativas, levantando preocupações sobre o futuro da eletrificação sem o incentivo governamental.
Vendas de carros elétricos despencam após fim do crédito fiscal federal nos EUA
A queda era esperada, visto que muitos consumidores anteciparam suas compras em setembro para garantir o subsídio. No entanto, a magnitude do declínio surpreendeu.
As marcas que mais dependiam do subsídio federal viram seus modelos mais populares registrarem as maiores perdas em outubro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior (2024):
| Modelo | Vendas em Outubro/2025 | Queda em Relação a Outubro/2024 |
| Honda Prologue | 806 unidades | -81% |
| Kia EV6 | 508 unidades | -71% |
| Hyundai Ioniq 5 | 1.642 unidades | -63% |
| Genesis Electrified GV70 | 15 compradores | -90% (vs. 154 em Out/2024) |
| Hyundai Ioniq 6 | 398 unidades | -52% |
O Honda Prologue, em particular, registrou uma queda drástica de 81%, vendendo apenas 806 unidades contra 4.130 em outubro de 2024. O Hyundai Ioniq 5, que era um dos mais vendidos da categoria, caiu 63%.

Modelos recém-lançados, como o SUV de três fileiras Ioniq 9 e o Kia EV9, também viram suas vendas caírem drasticamente em relação aos meses imediatamente anteriores, indicando uma retração geral do interesse do consumidor após o fim do benefício.

Ford tem queda menor, mas Generalizada
Os veículos elétricos da Ford não registraram quedas tão acentuadas quanto os rivais asiáticos, mas também sentiram o impacto negativo em todos os segmentos:
-
Mustang Mach-E: Queda de 12% (2.906 unidades).
-
F-150 Lightning: Queda de 17% (1.543 unidades).
-
Van E-Transit: Queda de 76% (260 unidades).
O cenário atual preocupa, visto que quatro dos dez veículos elétricos mais vendidos até o terceiro trimestre de 2025 apresentaram quedas drásticas em outubro. A incerteza permanece, pois grandes players como Tesla, General Motors e Volkswagen só divulgarão seus resultados no fechamento do trimestre ou do ano.
Se os números do final do ano confirmarem uma tendência generalizada de retração, o mercado de VEs pode estar enfrentando um obstáculo significativo na adoção em massa sem a ajuda de subsídios governamentais.
Leia aqui: Hyundai pode entrar na briga: Um novo rival para a Toyota SW4?
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






