Carros & Motos

Como a queda do crédito fiscal federal nos EUA impactou nas vendas de carros elétricos

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Vendas de carros elétricos despencam após fim do crédito fiscal federal nos EUA

Vendas de VEs despencam em outubro de 2025 após o fim do crédito fiscal federal nos EUA. Ioniq 5 (-63%), Kia EV6 (-71%) e Honda Prologue (-81%) registram quedas acentuadas. Saiba o que esperar para o mercado elétrico.

O mercado de veículos elétricos (VEs) nos Estados Unidos sofreu um duro golpe em outubro de 2025, logo após o término do crédito fiscal federal de US$ 7.500 no final de setembro. Os dados preliminares de vendas, divulgados pelas montadoras que reportam resultados mensais, revelam quedas significativas, levantando preocupações sobre o futuro da eletrificação sem o incentivo governamental.

Vendas de carros elétricos despencam após fim do crédito fiscal federal nos EUA

A queda era esperada, visto que muitos consumidores anteciparam suas compras em setembro para garantir o subsídio. No entanto, a magnitude do declínio surpreendeu.

As marcas que mais dependiam do subsídio federal viram seus modelos mais populares registrarem as maiores perdas em outubro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior (2024):

Modelo Vendas em Outubro/2025 Queda em Relação a Outubro/2024
Honda Prologue 806 unidades -81%
Kia EV6 508 unidades -71%
Hyundai Ioniq 5 1.642 unidades -63%
Genesis Electrified GV70 15 compradores -90% (vs. 154 em Out/2024)
Hyundai Ioniq 6 398 unidades -52%

O Honda Prologue, em particular, registrou uma queda drástica de 81%, vendendo apenas 806 unidades contra 4.130 em outubro de 2024. O Hyundai Ioniq 5, que era um dos mais vendidos da categoria, caiu 63%.

2025 word1
Honda Prolougue – Foto: Divulgação

Modelos recém-lançados, como o SUV de três fileiras Ioniq 9 e o Kia EV9, também viram suas vendas caírem drasticamente em relação aos meses imediatamente anteriores, indicando uma retração geral do interesse do consumidor após o fim do benefício.

Ioniq 5 - Foto: DivulgaçãoIoniq 5 - Foto: Divulgação
Ioniq 5 – Foto: Divulgação

Ford tem queda menor, mas Generalizada

Os veículos elétricos da Ford não registraram quedas tão acentuadas quanto os rivais asiáticos, mas também sentiram o impacto negativo em todos os segmentos:

  • Mustang Mach-E: Queda de 12% (2.906 unidades).

  • F-150 Lightning: Queda de 17% (1.543 unidades).

  • Van E-Transit: Queda de 76% (260 unidades).

O cenário atual preocupa, visto que quatro dos dez veículos elétricos mais vendidos até o terceiro trimestre de 2025 apresentaram quedas drásticas em outubro. A incerteza permanece, pois grandes players como Tesla, General Motors e Volkswagen só divulgarão seus resultados no fechamento do trimestre ou do ano.

Se os números do final do ano confirmarem uma tendência generalizada de retração, o mercado de VEs pode estar enfrentando um obstáculo significativo na adoção em massa sem a ajuda de subsídios governamentais.

Leia aqui: Hyundai pode entrar na briga: Um novo rival para a Toyota SW4?

 


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.