A inteligĂȘncia artificial (IA) tem conquistado espaço nos debates globais e, cada vez mais, se consolida como uma aliada estratĂ©gica para o setor agropecuĂĄrio. O tema estarĂĄ em destaque no 5Âș Encontro Elas no Campo, que serĂĄ realizado nos dias 26 e 27 de junho, no Cenarium Rural, em CuiabĂĄ.
Atendendo a um dos assuntos mais pedidos pelas participantes da edição anterior, a programação deste ano traz a palestrante Elaine Coimbra, que Ă© especialista em transformação digital e professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ela abordarĂĄ o impacto da âIA a serviço da maior produtividade nos negĂłciosâ.
Mais precisĂŁo e menos desperdĂcio
O uso da inteligĂȘncia artificial tem ganhado força no agronegĂłcio por seu potencial de ampliar a produtividade e a eficiĂȘncia no campo. Para a palestrante, a IA Ă© uma aliada valiosa na tomada de decisĂ”es acertadas, tanto dentro quanto fora da porteira.
âDentro da porteira, as ferramentas de InteligĂȘncia Artificial monitoram a lavoura e o rebanho em tempo real, identificam pragas, calculam doses exatas e reduzem desperdĂcios. Ă eficiente, num cenĂĄrio onde cada gota ou grĂŁo conta. Fora da porteira, a IA ajuda a prever a demanda, otimizar a logĂstica, organizar a exportação e melhorar o relacionamento com clientes e revendasâ, explica Elaine Coimbra.
A especialista destaca que o grande diferencial da tecnologia estĂĄ na precisĂŁo, evitando perdas e tornando a cadeia produtiva mais sustentĂĄvel. âA IA contribui desde o planejamento da safra atĂ© a entrega ao cliente final, automatizando tarefas repetitivas, prevendo falhas, ajustando doses e otimizando rotasâ, complementa. Elaine diz ainda, que durante a palestra, vai apresentar ao pĂșblico alguns casos reais, que exemplificam como os recursos da InteligĂȘncia Artificial jĂĄ estĂŁo sendo utilizados no setor.
Segundo a especialista, a InteligĂȘncia Artificial tem se tornado mais acessĂvel e possĂvel de ser usada por agricultores e criadores em pequenas propriedades. âSĂŁo justamente os produtores de menor porte que mais ganham quando conseguem economizar tempo, dinheiro e insumos agrĂcolasâ, defende Elaine. âPor isso, incentivo a capacitação e a educação digital, para que a IA seja uma solução cada vez mais democrĂĄtica.â
Sobre a polĂȘmica envolvendo a possĂvel substituição de humanos por mĂĄquinas, Elaine rejeita a ideia:
âA inteligĂȘncia artificial nĂŁo substitui o cĂ©rebro humano. Ela foi projetada para analisar uma quantidade imensurĂĄvel de dados em pouco tempo, justamente para auxiliar as pessoas, nĂŁo para substituĂ-las. No fim, a decisĂŁo Ă© sempre do humanoâ, reforça.
A palestra âInteligĂȘncia Artificial a serviço da maior produtividade nos negĂłciosâ, com Elaine Coimbra, serĂĄ realizada Ă s 10h45 da sexta-feira (27), simultaneamente a outras duas apresentaçÔes da programação. Ao todo, o evento contarĂĄ com mais de 20 palestras e paineis, com a proposta de oferecer uma agenda ampla e diversificada, capaz de atender aos diferentes interesses das 800 mulheres ligadas ao agronegĂłcio que participarĂŁo do evento.
Além de reunir mulheres do agronegócio em prol do crescimento pessoal e profissional, o evento tem um compromisso social: 100% dos lucros são revertidos para o Instituto Viva o Despertar (IVD), que oferece terapias integrativas e acolhimento gratuito a mulheres em tratamento contra o cùncer de mama. Participar é, também, uma forma de apoiar essa causa tão importante. Para conhecer mais sobre o trabalho do instituto, acesse: institutovivaodespertar.com.br.
A programação completa do evento Encontro Elas no Campo pode ser visualizada no link a seguir: elasnocampo.com.br/#programa
Fonte: cenariomt