O tempo permanece instável nesta quarta-feira (23) no Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina. Uma baixa pressão sobre o Paraguai e o deslocamento marítimo de uma frente fria favorecem as pancadas de chuva, que chegam com intensidade moderada a forte, principalmente no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. Nas demais regiões, o tempo segue firme
No Sudeste, uma frente fria fraca se desloca pela costa de São Paulo, aumentando a nebulosidade na faixa leste do estado. Alguma chuva fraca pode ocorrer no litoral paulista, mas nas demais áreas — incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais — o tempo segue firme, com sol e elevação das temperaturas. No interior de São Paulo e Minas, o calor predomina e a umidade do ar fica abaixo dos 30% durante a tarde.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Dia de Ajudar no Google News!
No Centro-Oeste, a massa de ar seco ganha ainda mais força, garantindo um dia de tempo firme, céu limpo e temperaturas elevadas em grande parte da região. O calor será mais intenso em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, com queda acentuada da umidade relativa do ar no período da tarde, especialmente nessas áreas, onde os valores podem ficar abaixo dos 20%. Nas demais áreas da região Centro-Oeste, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%.
No Nordeste, o tempo segue instável na faixa leste da região, influenciado pela circulação de ventos úmidos vindos do oceano. Há previsão de pancadas de chuva entre a Bahia e Pernambuco, que podem ocorrer com intensidade moderada em alguns momentos. No litoral do Ceará e no norte do Maranhão, a chuva será mais isolada. Já no interior, sertão e agreste, o tempo seco predomina, com sol entre poucas nuvens e umidade relativa do ar à tarde abaixo de 20%.
Na Região Norte, o sol aparece entre poucas nuvens, com temperaturas elevadas no Acre, Rondônia e Tocantins. Há previsão de pancadas de chuva entre o Amazonas e Roraima, com possibilidade de temporais localizados. No centro-norte do Amazonas e no Amapá, também ocorrem pancadas de intensidade moderada, porém de forma mais isolada. Em áreas como o Tocantins, a metade sul do Pará e Rondônia, o ar seco predomina e a umidade relativa do ar cai bastante durante a tarde.
Fonte: canalrural