A comitiva do presidente para o funeral do , realizado neste sábado, 26, é maior do que as delegações dos presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Javier Milei, da Argentina.
Destes, o Brasil foi o único país a enviar um representante da Suprema Corte para a cerimônia. A delegação dos Estados Unidos é composta por Donald Trump, sua mulher, Melania, dez deputados e cinco senadores. A comitiva chegou a ser classificada pelo jornal The New York Times como “numerosa”.
Já a comitiva da Argentina, país natal do papa Francisco, inclui o presidente Javier Milei, a secretária-geral Karina Milei, o chefe de Gabinete Guillermo Francos, o porta-voz Manuel Adorni e os ministros Gerardo Werthein (Relações Exteriores), Sandra Pettovello (Capital Humano) e Patricia Bullrich (Segurança Nacional), que confirmou presença de última hora.
O papa Francisco foi sepultado neste sábado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Cerca de 50 chefes de Estado participaram da missa de despedida do pontífice.

A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o funeral e sepultamento do papa Francisco reuniu ao menos 21 pessoas, entre ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal (STF), deputados, senadores e até uma tesoureira do Partido dos Trabalhadores (PT).
A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também esteve presente na cerimônia. No entanto, ela não faz parte da comitiva oficial de Lula.
Confira, abaixo, a lista completa:
- Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil;
- Janja Lula da Silva, primeira-dama;
- Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF;
- Embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
- Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública;
- Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e Cidadania;
- Senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal;
- Deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), Presidente da Câmara dos Deputados;
- Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
- Senadora Leila Barros (PDT-DF);
- Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
- Deputado federal Luis Tibé (Avante-MG);
- Deputado federal Odair Cunha (PT-MG);
- Deputado federal Padre João (PT-MG);
- Deputado federal Reimont (PT-RJ);
- Deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE);
- Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
- Deputado federal Professora Goreth (PDT-AP);
- Embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República;
- Gleide Andrade, tesoureira nacional do PT.
A expectativa é que Lula e sua comitiva retornem a Brasília ainda no mesmo dia, depois da cerimônia oficial. Esta será a segunda vez que ele participa do funeral de um pontífice. Em 2005, durante seu primeiro mandato, o petista esteve no Vaticano para a despedida de João Paulo II.
O papa Francisco morreu na segunda-feira 21, aos 88 anos. De acordo com o Vaticano, ele sofreu um acidente vascular cerebral, seguido de insuficiência cardíaca. O corpo do pontífice vai ser selado em uma cerimônia privada na noite desta sexta-feira, 25. Oito cardeais devem conduzir o ritual.
A Igreja ainda não confirmou a data de início do conclave, mas é improvável que a escolha do novo papa comece antes de 9 de maio. Enquanto isso, os cardeais que já estão em Roma continuam reunidos quase todos os dias para definir os detalhes logísticos da sucessão.
Fonte: revistaoeste