Combate ao Mosquito
Política

Comissão do Senado aprova indicação de Paulo Gonet, apoiado por Lula, para PGR

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Depois de mais de dez horas de sabatina, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 13, o indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga na , Paulo Gonet. Essa é a primeira etapa concluída para assumir a cadeira no órgão público.

O nome de Gonet agora segue para análise e votação no plenário da Casa.

Com o resultado divulgado pelo presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União-AP), Gonet foi aprovado pelo colegiado com 23 votos favoráveis contra 4. A votação aconteceu de forma nominal e secreta, não sendo possível saber quem votou contra ou a favor.

A votação foi aberta pela manhã, durante a sabatina, e Gonet seguiu respondendo aos questionamentos dos parlamentares. O indicado de Lula foi sabatinado de forma conjunta, ao lado do ministro Flávio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para assumir o cargo, os indicados para a PGR e STF precisavam receber 41 votos favoráveis dos 81 senadores.

Paulo Gonet foi indicado por Lula em 27 de novembro. A escolha de Gonet se deu depois de dois meses do fim do mandato de Augusto Aras à frente da PGR. Desde o fim de setembro, a função vinha sendo ocupada de forma interina por Elizeta Ramos.

Destaques da sabatina que aprovou a indicação de Gonet

2025 word22025 word2
Comissão De Constituição, Justiça E Cidadania Realiza Sabatina Do Indicado Para Exercer O Cargo De Procurador-Geral Da República, Paulo Gustavo Gonet Branco | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Durante a sessão da CCJ, Gonet foi interpelado por vários senadores. Na ocasião, o subprocurador respondeu sobre diversos temas, incluindo a liberdade de expressão, a religião, a política, as cotas raciais e a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Veja as falas de Paulo Gonet

  • Liberdade de expressão:

Questionado sobre o inquérito das fake news que tramita no Supremo Tribunal Federal e sobre a liberdade de expressão pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), Gonet destacou que nenhuma liberdade é “plena”. 

+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste

“O Ministério Público sempre vai procurar preservar todos os direitos fundamentais e todas as liberdades, mas sabemos que os direitos fundamentais muitas vezes chegam em atrito com outros valores constitucionais”, afirmou Gonet. “E aí eles precisam ser ponderados, para saber qual será o predominante em uma determinada situação.”

  • Religião:

Gonet se posicionou depois que o senador Fabiano Contarato (PT-ES) pressionou o indicado sobre sua posição política-religiosa, em relações a cotas raciais e à união civil entre pessoas do mesmo sexo. 

“Não tomo a Constituição como Bíblia, nem a Bíblia como Constituição”, afirmou Gonet. “São dois livros diferentes.”

  • Cota racial:

Contarato ainda citou o artigo “Ação Afirmativa e Direito Constitucional”, escrito por Gonet, para saber a opinião do sabatinado sobre cotas. Na resposta, o subprocurador afirmou que partes do artigo foram retiradas de contexto, o que acabou atribuindo a ele ideias que não são suas.

“O artigo que escrevi sobe cotas no passado foi lido em alguns lugares apenas em partes e fora do contexto”, afirmou Gonet. “A descontextualização acabou atribuindo a mim sustentar ideias que realmente nunca expendi. Nunca disse que era contrário a cotas. Tanto nesse artigo quanto hoje digo que a cota é um dos instrumentos da ação afirmativa do Estado.

Quem é Paulo Gonet, o escolhido de Lula para a PGR?

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília, Paulo Gustavo Gonet
Branco integra o Ministério Público Federal desde 1987.

Desde setembro, Gonet ocupa o cargo de procurador-geral eleitoral interino. Antes, de julho
de 2021 a setembro deste ano, atuou como vice-procurador-geral eleitoral.

A carreira dele vai além dos trabalhos prestados ao Ministério Público. Gonet trabalha como professor desde a década de 1986. Atualmente, leciona no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Trata-se de uma instituição de ensino, fundada pelo próprio Gonet, pelo ministro Gilmar Mendes e por Inocêncio Mártires Coelho.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.