A intenção de compra para o “Dia dos Pais”, que em 2025 será comemorado no dia 10 de agosto, aumentou entre os consumidores cuiabanos e vai aquecer significativamente o comércio da capital. É o que aponta a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), por meio do seu Núcleo de Inteligência de Mercado.
Com base nos dados levantados, a estimativa da CDL Cuiabá é que o comércio cuiabano movimente cerca de R$ 138,9 milhões, pelo menos R$ 8,9 milhões a mais que em 2024, quando foi estimada a movimentação de R$ 130 milhões para o período do dia dos pais. O levantamento deste ano indica ainda que nos próximos dias cerca de 250 mil pessoas irão às compras.
Entre os entrevistados, 54,43% pretendem comprar presentes este ano e metade deles planeja gastar mais do que no ano anterior. “O ticket médio geral de 2025 está estimado em R$ 555,08, pelo menos R$ 135,00 a mais que em 2024, quando o ticket médio ficou em R$ 415,18”, explica o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.
O superintendente Marcelo Carrijo disse que o levantamento também traçou o perfil dos consumidores. “A maioria (74,04%) pretende presentear o próprio pai, mas também foram mencionados o marido (20,19%), a mãe (5,77%) e os filhos (3,37%). Cerca de 72% pretendem adquirir apenas um presente, enquanto 22,6% devem comprar dois itens”, contou o superintendente.
Entre os produtos mais procurados estão vestuário (44,23%), perfumes e cosméticos (34,13%), calçados (14,9%), acessórios (5,77%) e eletrônicos (3,37%). Outros itens diversos representam 9,61% das intenções e 8,17% ainda não decidiram o que vão comprar.
O principal fator que influencia a decisão de compra é o desejo da pessoa presenteada, citado por 82,69% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a qualidade e marca do produto (16,35%) e o preço (7,21%). Na escolha do local de compra, os principais critérios são o preço e o prazo de entrega (ambos com 22,6%), a variedade de produtos (21,63%), a facilidade na hora da compra (21,15%) e a possibilidade de ver o produto presencialmente (14,9%).
As lojas físicas seguem como o principal canal de compra, com 80,77% da preferência dos consumidores. As compras pela internet aparecem com 17,31%, e outros canais somam 5,77%. Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito lidera com 35,58%, seguido por Pix (32,69%) e cartão de débito (15,87%). Apenas 0,48% dos entrevistados afirmaram que utilizarão o crediário.
A pesquisa também mostra que 51,92% dos consumidores costumam pesquisar preços antes da compra. A maioria inicia essa busca com antecedência: 37,27% começam a pesquisar a partir de agora, 29,09% sete dias antes, 20% quinze dias antes e 13,64% deixam para a véspera ou o próprio Dia dos Pais. Os locais mais utilizados para essa pesquisa são as lojas físicas (51,38%), seguidas por sites de busca (43,12%) e redes sociais (5,5%).
Em relação à comemoração da data, a maioria (78,74%) pretende celebrar em casa. Outros 14,94% afirmaram que vão comemorar em restaurantes e 7,46% planejam atividades em locais como chácaras, passeios ou até uma viagem à Chapada dos Guimarães.
Fonte: hnt