CENÁRIO AGRO

Comercialização de milho avança em Mato Grosso, porém preços mais baixos impactam negócios

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A comercialização do milho da safra 2024/25 em Mato Grosso alcançou 50,96% da produção esperada até julho deste ano, segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço mensal foi de 3,35 pontos percentuais, resultado modesto diante da retração nos preços verificada em junho.

De acordo com o instituto, o valor médio da saca de 60 quilos caiu 4,23% em junho na comparação com maio, sendo comercializada a R$ 42,55. Esse cenário de desvalorização pressionou o mercado e fez com que muitos produtores segurassem as vendas.

Para a próxima temporada (2025/26), os negócios ainda caminham de forma lenta. Até julho, apenas 6,95% da produção estimada foi negociada — avanço de 1,52 p.p. em relação ao mês anterior. O preço médio também recuou, fechando junho em R$ 43,23/saca, com queda de 4,23% sobre maio.

Apesar de estar 2,88 pontos percentuais à frente do mesmo período da safra passada, a comercialização da safra futura segue 10,22 p.p. abaixo da média das últimas cinco safras para esse mesmo momento do ano.

A lentidão nas negociações está atrelada tanto à contínua queda nos preços do milho quanto à prioridade dada pelos produtores à colheita da atual safra, o que tem adiado decisões relacionadas à venda futura do cereal. O cenário reforça a preocupação do setor com os custos de produção e a rentabilidade da próxima safra.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.