Sophia @princesinhamt
Política

Comentarista da GloboNews afirma: Jornalistas nos EUA são silenciados por Moraes

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Durante comentário veiculado no canal de TV GloboNews na noite desta quarta-feira, 21, o jornalista Guga Chacra afirmou que o governo dos Estados Unidos, sob o comando do presidente Donald Trump, estuda a possibilidade de aplicar sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo ele, a medida é avaliada com base na Lei Magnitsky. Trata-se de legislação norte-americana que impõe sanções a indivíduos estrangeiros acusados de violações a direitos humanos, como ações contra a plena liberdade de expressão.

“De fato, a administração americana está estudando a possibilidade de adotar a , que é uma lei que aplica sanções duríssimas contra estrangeiros”, declarou Chacra. “E, no caso, seria contra o ministro Alexandre de Moraes.”

Ele explicou que, caso as sanções sejam efetivadas, Moraes poderia ser impedido de manter contas bancárias e utilizar cartões de crédito de bandeiras com operação nos EUA. “Ele não pode ter conta em banco, porque se o banco permite que ele tenha uma conta, esse banco não pode operar nos Estados Unidos e pode ser alvo de sanções secundárias”, disse.

A motivação para a possível aplicação das sanções estaria relacionada, segundo Chacra, à suposta violação de direitos de cidadãos norte-americanos ou residentes nos EUA que foram proibidos de usar redes sociais por decisão de Moraes.

Os nomes mencionados incluem os dos jornalistas Paulo Figueiredo, Rodrigo Constantino e Allan dos Santos. “Ele proíbe que essas pessoas tenham redes sociais”, disse o comentarista da GloboNews. “No caso, o Paulo Figueiredo, o Rodrigo Constantino.”

Chacra relatou que, na perspectiva de autoridades e setores da sociedade norte-americana, tais restrições são interpretadas como censura. “Eles estão sendo, nesse momento, na visão dos Estados Unidos, de muita gente aqui, calados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal.”

O comentarista da GloboNews fez questão de frisar que a posição expressa é compartilhada por diversos atores políticos norte-americanos. “O secretário de Estado americano [Marco Rubio] tem muito interesse na e acompanha o que acontece no Brasil”, disse. “Eles estão, sim, de olho no ministro Alexandre de Moraes.”

Diante da possibilidade de Moraes sofrer sanções impostas pelo governo Trump, Chacra afirmou defender a liberdade de expressão nos EUA e no mundo. “Sou um grande entusiasta da Primeira Emenda da Constituição americana, que garante a liberdade de expressão.”

Chacra ainda reconheceu os desdobramentos institucionais da situação e sugeriu que o eventual enquadramento de Moraes sob a Lei Magnitsky pode representar uma mudança brusca nas relações entre os dois países. “Isso não é algo pequeno o que está acontecendo.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.