Eventos

Clube do livro Leia Mulheres analisa livro de Socorro Acioli: uma jornada literária envolvente

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O “Tá Lendo o Quê?”, quadro do Primeira Página na Rádio Morena FM, embarca no universo da literatura com o clube do livro “Leia Mulheres”, presente em várias cidades do Brasil. Para celebrar sete anos de história, um encontro literário foi promovido em julho com uma roda de conversa sobre a obra Oração para desaparecer, da escritora Socorro Acioli.

Oração para desaparecer, de Socorro Acioli, conta a história de uma mulher que, sem lembrança nenhuma de seu passado, precisa reconstruir a vida em um lugar completamente desconhecido, apenas com a língua portuguesa como porto seguro.

“A vida é feita de palavras. Elas explicam e fazem nascer e morrer. Se ninguém pronuncia um nome, este ser está morto, mesmo que respire e leve um coração batendo no peito. Estar vivo é ser palavra na boca de alguém. Não lembrar delas me condenou ao abismo. Não saber o nome das pessoas, do meu lugar, a narrativa da minha vida. Tudo que somos é história, e história se conta com palavras. Por isso bastou um bilhete. Lembrei-me da missa, mas dizei uma só palavra e serei salva. Fui salva por apenas duas. O nome da cidade de onde vim e o meu nome. O nome da cidade de onde vim e o meu nome.”

Oração para Desaparecer – Socorro Acioli

Com uma narrativa sensível e potente, a obra mergulha em temas como pertencimento, vínculos afetivos e o poder do amor diante da perda.

A jornalista Evelise Couto, mediadora do clube do livro Leia Mulheres, conta que o grupo escolheu esse romance para celebrar os sete anos de história.

“As leituras do ‘Leia Mulheres’ sempre são escolhidas em conjunto com as integrantes. Então a gente levanta algumas leituras que estão chamando a atenção das meninas. E já fazia algum tempo que Oração para desaparecer estava no nosso radar. Então esse mês a gente decidiu ler. A gente ficou entre A cabeça do santo e Oração para desaparecer, que são duas obras da Socorro Acioli. E calhou de ser o aniversário do Leia Mulheres em julho.”

“Não sabemos nada mesmo sobre o mundo, olhamos o mar na mais absoluta ignorância, enxergando as ondas e nada mais. Porque há sempre muito mais nas profundezas de tudo, mas só o tempo e a coragem nos levam até lá. É só no profundo de tudo que se esconde a verdade, e a verdade do mar é que não há vida sem perigo.”

Oração para Desaparecer – Socorro Acioli

Em entrevista à 21ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, Acioli, que liderou o ranking dos livros mais vendidos da feira, conta como surgem as inspirações para a escrita:

“A Luciana, que é jornalista, ligou pra dizer que tinha visto uma foto de uma igreja que ficou 45 anos enterrada, ela tava na exposição de fotos históricas do Ceará, ela disse ‘olha, eu tô vendo um negócio aqui’, toda vez que algum amigo vê uma coisa muito estranha diz que é a minha cara. Em geral, notícias de jornal muito estranhas, coisas, agora morreu um cara e todo mundo velou, enterrou, e três dias depois o cara apareceu e o morto era outro, e várias pessoas mandaram pra mim. O cachorro que vai à missa numa cidade, todo dia na mesma hora o cachorro vai, passa a missa e todo mundo sai, as pessoas mandam pra mim. E tem uma muito boa, de uma empreendedora de um pequeno negócio no interior do Ceará, que ela descobriu em algumas cidades que algumas mulheres, quando queriam casar, morriam antes de ter casado — que era o sonho, casar — eram enterradas com vestido de noiva. E ela foi descobrindo, desenterrando, pegando os vestidos, lavando e revendendo numa cidade longe. Então essas são as coisas que as pessoas me mandam.” — Socorro Acioli

“Aprender que sou forte, esquecer que sofri, ter coragem, entender que às vezes a única coisa que podemos fazer é o melhor possível, mesmo que pouco, dentro do dia que estamos vivendo.”

Oração para Desaparecer – Socorro Acioli

Para participar do clube do livro “Leia Mulheres”, é só comparecer às reuniões. Todas as informações estão no Instagram do grupo Leia Mulheres. Todas as mulheres são bem-vindas.

🎧 Ouça o episódio de “Tá Lendo o Quê?”:

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.