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Economia

Clientes do Banco Neon devem ficar atentos a golpes após vazamento de dados, alerta instituição.

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O Banco Neon informou aos seus clientes na quarta-feira 12 sobre a ocorrência de uma “cópia não autorizada” de dados de alguns de seus usuários, relata o portal g1. O banco pediu atenção a possíveis tentativas de golpe e a comunicações suspeitas.

À reportagem, a instituição não informou quantos clientes foram afetados nem quais dados foram comprometidos. Apenas relatou que já tomou as providências necessárias para evitar qualquer novo acesso indevido e que seguirá monitorando a situação.

Em resposta a uma postagem em redes sociais, de um usuário que alegava ter acesso aos dados e os oferecia para venda, o banco declarou que “os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon”.

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A Neon explicou que depois de ser notificada tomou as medidas adequadas para interromper qualquer acesso não autorizado e realizar uma análise detalhada do caso.

Veja a nota oficial do Banco Neon

A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, os quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. A Neon está investigando a alegação de vazamento de dados com tentativa de extorsão realizada nesta manhã e, já deletada, em um fórum hacker. Afirmamos que nas nossas investigações até o momento, os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon.

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Vale ressaltar que assim que tomamos conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação às autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa.

O divulgou comunicado em seu site, em março de 2024, com as seguintes recomendações para os usuários de .

  • Não transferir dinheiro a pedido de conhecidos enviado por aplicativos de mensagens (WhatsApp ou Telegram, por exemplo), principalmente para a conta de outra pessoa que não é conhecida. É indicado telefonar antes ou encontrar a pessoa, confirmando se ela realmente fez o pedido;
  • Não aceitar ajuda de estranhos para pagar contas, sacar dinheiro ou fazer outra operação em caixa eletrônico. Pedir ajuda somente a funcionários do banco, que devem estar identificados com crachá e uniforme com o nome do banco;
  • Desconfiar de promessas de herança, doação ou prêmios em moeda estrangeira (dólar, por exemplo) e não transferir dinheiro para o exterior para receber um valor prometido;
  • Não fornecer o cartão ou senha a outras pessoas, mesmo que conhecidas;
  • Se ainda tiver dúvidas, consultar os canais oficiais do seu banco.

A entidade tem demonstrado preocupação em relação às tentativas de golpe que utilizam o nome de instituições bancárias.

Fonte: revistaoeste

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