Versão que já era amplamente cogitada nos bastidores, finalmente a imprensa indiana conseguiu obter as primeiras informações sobre o , a futura opção 100% elétrica do hatch compacto.
Enquanto o lançamento oficial ocorrerá muito em breve, algumas imagens e os dados técnicos da novidade começaram a circular de maneira extraoficial.
De acordo com a mídia local, externamente o ë-C3 será praticamente igual às demais configurações do hatch com propulsão térmica. Internamente, por sua vez, a única alteração fica por conta de um novo console central com um seletor para os modos de deslocamento do veículo em substituição à alavanca de câmbio.
Na Índia, o ë-C3 produzido localmente será equipado com uma bateria de 29,2 kWh, suficiente, de acordo com o formato de medição oficial do país, para oferecer autonomia por volta de 320 km.
![Imagem Do Autocar India Antecipando O Elétrico Ë-C3 Imagem do Autocar India antecipando o elétrico ë-C3](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/02/16130057/c3eletrico1_16012023_72889_960_720.jpg)
O motor elétrico do hatch, por sua vez, entrega 57 cv e 14,5 kgfm de torque instantâneo. O ë-C3 será capaz de alcançar 107 km/h de velocidade máxima, o que só reforça sua aplicação amplamente voltada ao uso urbano.
Apenas como comparação, o Renault Kwid E-Tech, que chega atualmente ao Brasil importado da China, conta com bateria de 26,8 kWh. Seu motor, exclusivo para o país, dispõe de 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque.
No caso do Renault, a autonomia combinada (cidade/estrada) é de 265 km já de acordo com o padrão brasileiro (norma SAE J1634), podendo subir para 298 km com o uso do carro apenas em vias urbanas.
Segundo apuração do AUTOO, é pouco provável que o ë-C3 chegue ao Brasil.
Apesar da produção na Índia contemplar a exportação para outros países, é esperado que o hatch compacto elétrico fique restrito aos mercados asiáticos.
![Citroën C3 2023 Citroën C3 2023](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/02/16130054/citroen_c3_2023_1_31082022_72115_960_720.jpg)
Fonte: autoo