Este ano não tivemos nenhum escândalo durante o Oscar. Não houve vencedor trocado como La La Land e Moonlight, tampouco incidentes como o tapa de Will Smith em Chris Rock. A cerimônia ocorrida no dia 12 de março só confirmou o favoritismo de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que levou 7 estatuetas douradas – incluindo Melhor Filme. Como de costume, várias produções e artistas foram esnobados, mas agora finalmente o maior injustiçado da premiação está disponível no streaming.
Estamos falando de A Mulher Rei, estrelado por Viola Davis. O longa, um drama histórico ambientado na África Ocidental de 1820, não recebeu nenhuma indicação ao Oscar, apesar das expectativas de que pudesse aparecer nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Figurino. Quando os indicados foram anunciados em janeiro, a diretora Gina Prince-Bythewood comentou a ausência de A Mulher Rei em um artigo do The Hollywood Reporter.
“Recebi tantos textos e e-mails de pessoas da indústria indignadas. Claro que estou desapontada. Quem não estaria? Especialmente porque havia muito amor pelo nosso filme. E nunca podemos esquecer que já vencemos. Não só A Mulher Rei existe no mundo, mas é um sucesso no mundo”, disse ela.
De fato, o longa tem pontuação A+ no Cinemascore – feito que somente Till e Top Gun: Maverick repetiram em 2022. No Rotten Tomatoes, tem 94% de aprovação da crítica e 99% do público. Além disso, faturou quase US$ 100 milhões nas bilheterias globais, para um orçamento de US$ 50 milhões.
“Nosso filme rendeu dinheiro e claramente teve um impacto cultural, que é o que todos esperávamos”, defendeu a cineasta. “Mas a Academia fez uma declaração muito forte, e para mim ficar quieta é aceitar essa declaração. Então, concordei em falar em nome das mulheres negras cujo trabalho foi dispensado no passado e dispensado agora, como Alice Diop por Saint Omer e Chinonye Chukwu por Till; e em nome daquelas que ainda nem pisaram em um set.”
Se no Oscar a representação foi nula, A Mulher Rei e sua protagonista concorreram a vários outros prêmios importantes na temporada, como BAFTA, Globo de Ouro, Critics’ Choice, People’s Choice e SAG Awards.
Na trama, Viola interpreta Nanisca, uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos mais poderosos da região nos séculos 18 e 19. Durante esse período, o grupo militar era composto apenas por mulheres, as chamadas Agojie, uma vez que boa parte dos homens tinham virado escravos em estados vizinhos como consequência das guerras cada vez mais frequentes. Juntas, as Agojie combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.
A Mulher Rei já está disponível no catálogo da HBO Max.
Fonte: adorocinema