Mesmo mais de duas décadas depois, ainda tem alguns segredos a revelar. Embora os fãs mais dedicados certamente conheçam essa referência envolvendo uma cena de Maximus () e Lucius (), este não é o caso de todos, então vamos falar sobre ela.
No final do primeiro ato, Maximus explica a Lucius que tinha ele dois cavalos em casa que lhe foram tirados e que estão gravados no peitoral de sua armadura. Em seguida, ele aponta para os ornamentos em seu peito, revelando seus nomes: Argento e Scatto (e não Scarto, como escrevem as legendas do filme).
Traduzidas do latim, Argento significa “prata” e Scatto, uma palavra agora comum em italiano, refere-se a um dispositivo mecânico, traduzido para a linguagem moderna como “clique”, “gatilho” ou “trigger” em inglês. Nos comentários da edição estendida em DVD, Crowe brinca com esses nomes e ficamos sabendo de onde eles vêm.
Assista à cena novamente no trecho abaixo:
As origens
Na série , dos anos 1950, a montaria do herói é chamada Silver, que significa Argento. Quanto a Scatto, evoca o nome dado a Trigger, o cavalo de outro cowboy lendário da televisão: . Silver e Trigger tornam-se, portanto, Argento e Scatto, suas contrapartes em uma versão épica romana. Referências confirmadas por Russell Crowe e pelo próprio diretor nos comentários em áudio do filme.
Vale lembrar que a sequência do filme, Gladiador 2, está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 14 de novembro de 2024. E você pode assistir ao Gladiador original no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema