Sophia @princesinhamt
CENÁRIO AGRO

Cine Senar: Evento de Cinema com Oportunidades Imperdíveis

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um cinema itinerante que reúne centenas de pessoas, especialmente crianças, com o intuito de proporcionar momentos de lazer, sorrisos e fortalecer ainda mais os laços entre o mundo urbano e a área rural. Este é o objetivo do Cine Senar, um programa do Senar Mato Grosso que levou diversão para mais de 25 mil mato-grossenses somente em 2024.

Cartão postal de Mato Grosso pelas belezas naturais de suas cachoeiras e atrações turísticas, Chapada dos Guimarães, município situado a 60 quilômetros de Cuiabá, recebeu recentemente uma mais uma edição do Cine Senar.

O projeto, que integra as ações de promoção social do Senar Mato Grosso, é realizado há cerca de 10 anos.

“É um programa de cinema itinerante. Rodamos todo o estado com essa ação”, explica a coordenadora de Promoção Social do Senar Mato Grosso, Aline Oliveira.

Ao programa Senar Transforma desta semana, Aline explica que o programa, diferente das outras ações da instituição, é direcionado à cultura, lazer e feito para a família rural.

“É um evento aberto à população. É gratuito. A gente costuma dizer que está devolvendo para o produtor o que ele nos entrega. O foco principal do Senar é as ações na zona rural, atender o produtor rural lá na ponta, mas nós também entendemos que a zona urbana também precisa ser contemplada, tendo em vista que tem o pessoal que atua lá no campo, mas residente também na zona urbana”.

Cine Senar Senar Transforma Foto Israel Baumann Dia de Ajudar Mato Grosso
Foto: Israel Baumann/Dia De Ajudar Mato Grosso

Cada detalhe é pensado com carinho

E se tem cinema, claro que não pode faltar pipoca, que na sessão especial de Chapada dos Guimarães ganhou a companhia do algodão doce. Uma dupla que fez sucesso com o público, principalmente a criançada.

Cada detalhe foi pensado com carinho pelos organizadores, desde a escolha do local do evento, definido pelo Sindicato Rural do município.

Em Chapada dos Guimarães, a sessão foi realizada no bairro São Sebastião, onde muitos trabalhadores moram e há um volume maior de crianças, frisa o mobilizador do Sindicato Rural do município, Alex Humberto Faria Junior.

E para que tudo funcione bem, não basta o filme estar passando no telão com sucesso. Por trás dele há toda uma estrutura que é preparada justamente para receber o público.

“Hoje para o Cine Senar ocorrer tem toda uma logística por trás. Temos uma empresa que nos atende desde o ano passado, ela nos encaminha uma lista de filmes e o Sindicato recebe com 15 dias de antecedência do evento essa lista atualizada para que possam escolher”, pontua a analista de Promoção Social do Senar Mato Grosso, Milvia Lopes.

Conforme Milvia, além da escolha do filme, há todo um cronograma a ser seguido para que não choque com outros programas e projetos do Senar Mato Grosso.

“O bastidor ele dá um pouquinho de trabalho, mas no final ver tudo é gratificante. O que para nós da cidade pode ser simples, para o produtor rural e para o seu filho é uma coisa muito grandiosa. É um que vai ser especial para ele”.

E o resultado de todo esse trabalho é compensado no olhar de cada uma das pessoas que prestigiam as exibições, como é o caso do pequeno Adriel da Silva, de sete anos, que prestigiou a sessão de cinema em Chapada dos Guimarães com toda a família.

Para a mãe do pequeno, Thamires Dias da Silva, o Cine Senar foi um evento com “muita inclusão”.

Cine Senar Senar Transforma Foto Israel Baumann Dia de Ajudar Mato Grosso1
Foto: Israel Baumann/Dia De Ajudar Mato Grosso

Qualidade de vida, educação e saúde

Além de promover a cultura e o lazer, os programas de Promoção Social do Senar Mato Grosso também contemplam qualidade de vida, educação e saúde.

“E na cidade o Sindicato Rural consegue promover essa interação que é o cinema para atender as crianças urbanas também. A gente consegue mostrar para o público da cidade, quem é 100% urbano, que o rural está atuante, está presente”, salienta o supervisor regional do Senar Mato Grosso, Rodrigo Gonçalves.

De acordo com a coordenadora de Promoção Social do Senar Mato Grosso, Aline Oliveira, a promoção social possui como missão levar para quem está no campo melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento.

“E, para isso, a gente trabalha em cima de alguns pilares que são a alimentação, nutrição, saúde, esporte e lazer, cultura e lazer, como é o caso do Cine Senar. E dentro de cada pilar desses nós realizamos alguns programas especiais.

Dentro desses pilares da promoção social, destaca Aline, estão o Mutirão Rural, que é um programa itinerante com três unidades móveis estruturadas com consultório odontológico, oftalmológico e sala de clínico geral, e a Equoterapia, onde o Senar apoia 37 Centros de Equoterapia no estado.

Para a coordenadora de Promoção Social, “é muito gratificante” trabalhar na promoção social.

“A gente costuma falar que transformamos vidas. O Senar já vem transformando vidas quando age no formato de formação profissional rural, na assistência técnica e gerencial, na educação formal e na promoção social, agora com grandes programas”.

saúde no campo senar foto israel baumann canal rural mato grosso
Foto: Israel Baumann/Dia De Ajudar Mato Grosso

Saúde no Campo em Chapada dos Guimarães

E, o município de Chapada dos Guimarães, que recebeu recentemente a edição do Cine Senar, foi contemplado com um desses programas que ajudam a transformar vidas: o Saúde no Campo.

O projeto que começou a rodar no fim de 2024 em fase piloto nos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Cuiabá e Jaciara, agora começa a ter a sua área de atuação expandida.

“Só aqui em Chapada nós vamos atender 90 produtores com esse programa, com a visita de um técnico de enfermagem mensalmente na propriedade no período de dois anos”, diz o gerente de operações do Senar Mato Grosso, Caio Souza.

Durante este período, explica o gerente de operações, os produtores irão receber orientações sobre saúde e avaliações, como diabetes, pressão alta e orientações nutricionais.

Além do técnico de enfermagem, os produtores assistidos contarão com atendimento médico de telemedicina, no qual poderão ser encaminhados para atendimento presencial se necessário de receita médica ou encaminhamento para especialista.

“É um programa em que vamos conseguir atender direto o produtor. Aquele produtor que já é assistido pela ATeG ele consegue produzir, mas de repente não tem a saúde que ele precisa. E agora com o Saúde no Campo ele consegue mais motivação”, destaca o presidente do Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, Alex Humberto Faria.

ateg grãos soja senar transforma foto israel baumann canal rural mato grosso6
Foto: Israel Baumann/Dia De Ajudar Mato Grosso

Senar prepara novos treinamentos

Segundo o gerente de operações do Senar Mato Grosso, Caio Souza, a instituição está preparando novos treinamentos para atender as demandas do campo. Entre os vários pedidos recebidos, tanto de produtores quanto de empresas ligadas ao setor produtivo, está o curso de gestão.

“Estamos dando um foco agora para produzir cursos de gestão e um deles é o Planejamento Financeiro. Foram sete pessoas que fizeram o curso. Mudou a chave para alguns, porque o produtor no geral pensa muito em melhorar a produtividade, mas às vezes eles não pensam que mesmo com a produtividade que têm, eles podem reduzir custos e com isso podem ter um melhor lucro”.

O gerente de operações frisa que o curso estará disponível no portfólio do Senar e será levado para os 95 Sindicatos Rurais do estado.

+Confira programas Senar Transforma em nossa playlist no YouTube

+Confira outras matérias do Senar Transforma

+Confira as pílulas do Senar Transforma

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.