Mundo

Cientistas revelam a surpreendente descoberta da nova espécie de cobra venenosa apelidada de Chicote do Deserto

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

Pesquisadores da Universidade de Adelaide e do South Australian Museum descobriram uma nova espĂ©cie de cobra venenosa. O nome de batismo Ă© assustador: “Chicote do Deserto”.

A Demansia cyanochasma, nome cientĂ­fico da cobra, foi confundida com uma espĂ©cie diferente por vĂĄrios anos. Agora, no entanto, comprovou-se que o animal tem caracterĂ­sticas Ășnicas.

Leia tambĂ©m: “Dupla captura cobra gigante na FlĂłrida”

A descoberta é de James Nankivell e Mark Hutchinson. Eles tiveram o auxílio de Brad Maryan e Brian Bush, que se dedicam ao estudo dos répteis e dos anfíbios.

Durante o processo de avaliação das amostras genĂ©ticas da cobra, os cientistas descobriram que aqueles animais formam um “pool genĂ©tico” prĂłprio.

Leia mais: “Leoa provoca toque de recolher em Berlim”

“É realmente um animal bem difundido, mas acabou demorando para conseguirmos descobrir que, na verdade, Ă© uma espĂ©cie distinta”, explicou Hutchinson, em entrevista Ă  revista Newsweek.

Como Ă© a cobra batizada de ‘Chicote do Deserto’

2025 word22025 word2
‘Demansia Cyanochasma’ É O Nome Científico Da Cobra | Foto: Reprodução/Mapress

A espécie, que pode crescer até 70 centímetros de comprimento, é venenosa. Contudo, o veneno dela não pode representar um perigo letal para seres humanos.

“Elas certamente o morderĂŁo, se vocĂȘ tentar pegĂĄ-las ou manuseĂĄ-las”, afirmou Hutchinson. “Mas nĂŁo hĂĄ registros de mordidas muito fortes vindas dessas cobras.”

Conforme os pesquisadores, as cobras atacam os seres humanos caso se sintam ameaçadas. A maioria das espécies tentarå evitar os humanos, mas, ao entrar em contato com um deles, prefere fugir a atacar.

“Ao estudar espĂ©cimes de museus, podemos identificar diferenças externas que sĂŁo sutis, mas consistentes o suficiente para permitir que a nova espĂ©cie seja reconhecida — mesmo para espĂ©cimes que nĂŁo possuem uma amostra genĂ©tica compatĂ­vel”, afirmou o South Australian Museum.

A Newsweek informou que a AustrĂĄlia tem 140 espĂ©cies de cobras terrestres. Desse total, cem sĂŁo venenosas — mas apenas 12 sĂŁo letais.

Leia mais: “Segundo maior tubarĂŁo do mundo Ă© fotografado em Portugal”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.