Fósseis de dinossauros encontrados na Formação Arcillas de Morella, em Castellon, na Espanha, podem ser de uma nova espécie desses animais. Embora tenha sido achado em 2011, o estudo completo foi publicado na revista científica Scientific Reports, na quinta-feira 18.
Os autores do estudo acreditam que o animal é uma nova espécie de espinossauro. Ele tinha um osso da mandíbula direita, um dente e cinco vértebras. Segundo a pesquisa, os ossos datam do final do Período Barremiano ou Cretáceo Inferior, há 126 milhões de anos. Os pesquisadores acreditam que o dinossauro media 11 metros de comprimento.
![Cientistas Encontram Evidências De Uma Nova Espécie De Dinossauro No Brasil 2 2025 word1](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/05/Captura-de-Tela-275-e1684501657752.jpg)
![Cientistas Encontram Evidências De Uma Nova Espécie De Dinossauro No Brasil 3 2025 word1](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/05/Captura-de-Tela-275-e1684501657752.jpg)
Fósseis revelam possível nova espécie de dinossauro
Espinossauros são muitas vezes caracterizados por seus grandes corpos, que se sustentam nas duas patas. Assim como os spinossaurs e baryonyx, esse grupo também é tipicamente carnívoro.
Depois de comparar o espécime a outros semelhantes, os cientistas determinaram uma nova espécie e um novo gênero de espinossauros, nomeando-o Protathlitis cinctorrensis. Protathlitis significa “campeão”, em grego, e “cinctorrensis”, em homenagem à cidade Cinctorres, onde os fósseis foram descobertos.
Protathlitis cinctorrensis possuía um focinho alongado, com diversos dentes em forma de cone, e usava as patas dianteiras para capturar presas.
O nome “campeão” é uma referência ao título da Liga Europa da Uefa conquistado pelo clube de futebol espanhol Villarreal C.F., em 2021, para comemorar o 100º aniversário do clube em 2023, disse o pesquisador Jose Santos-Cubedo, em entrevista a agência de notícias ABC News.
Fonte: revistaoeste