Cientistas criam “supermadeira” 10 vezes mais forte que o aço; e mais leve

Uma inovação que promete mudar a forma de construir casas, móveis e até edifícios acaba de chegar ao mercado. Cientistas norte-americanos desenvolveram uma supermadeira, chamada Superwood, que é até 10 vezes mais forte que o aço e seis vezes mais leve. O material acaba de ser lançado comercialmente nos Estados Unidos.
O projeto nasceu após mais de uma década de estudos sobre a estrutura da madeira e como reforçá-la sem perder as propriedades naturais. A ideia surgiu no Centro de Inovação de Materiais da Universidade de Maryland, onde o pesquisador Liangbing Hu, da empresa InventWood, buscava transformar um dos materiais mais antigos do mundo em algo tecnologicamente avançado.
Hoje, como professor da Universidade de Yale, ele conta que o produto final é tão forte que pode competir com metais e ligas estruturais usadas na engenharia. Além da alta resistência, a Superwood é mais leve e gera até 90% menos emissões de carbono na produção do que o aço, tornando-se uma alternativa mais ecológica para a construção civil e a indústria.
Como a “supermadeira” foi criada
A criação da Superwood começou com um processo químico que modifica a celulose, o principal componente das fibras vegetais e um dos biopolímeros mais abundantes da Terra. A madeira é fervida em uma mistura de água e produtos químicos, o que remove parte da lignina, substância que dá cor e rigidez natural ao material.
Depois disso, o material é prensado a quente, fazendo com que as células da madeira colapsem e fiquem extremamente compactas. Esse processo aumenta a densidade e a resistência, tornando-a mais forte que a maioria dos metais. Em apenas uma semana de tratamento, a madeira comum é transformada em um material completamente novo.
O método foi testado em 19 tipos diferentes de madeira, além do bambu, e teve sucesso em todos. A empresa afirma que o produto final é 20 vezes mais resistente que a madeira tradicional e 10 vezes mais difícil de amassar. Também é imune a fungos, insetos e tem alta resistência ao fogo.
Leia mais notícia boa:
Vantagens da Superwood
De acordo com o CEO da InventWood, Alex Lau, a “Superwood parece madeira, mas é muito melhor em praticamente todos os aspectos”. A empresa já começou a produção em Frederick, Maryland, e planeja usar o material primeiro em aplicações externas, como decks e revestimentos. Em seguida, deve expandir para painéis de parede, pisos e móveis.
Entre as vantagens, estão:
A expectativa é que, no futuro, seja possível construir edifícios inteiros usando a Superwood, substituindo inclusive pregos e parafusos de metal. Isso poderia revolucionar a indústria da construção e reduzir significativamente o uso de aço.
Competição direta com o aço
Apesar de custar mais caro que a madeira comum, o objetivo da InventWood não é competir com ela, mas com o aço.
A empresa acredita que, com o aumento da produção, será possível atingir uma escala industrial que torne o material financeiramente competitivo.
Além disso, a pegada de carbono é muito menor: a fabricação da Superwood emite 90% menos gases de efeito estufa do que a produção de aço. Para Lau, o material representa uma nova era para a engenharia.
“O desafio não é apenas criar algo mais resistente, mas também mais sustentável”, finalizou.
Fonte: sonoticiaboa