
Um ciclone vai deixar o mar muito agitado em parte do litoral da região Sul ao decorrer desta sexta-feira (7). De acordo com a Marinha, ondas podem chegar até 2,5 metros de altura na faixa que pega parte da costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, o dia será marcado por avanço de frente fria e registros de chuva pelo país.
+ 1ª Safra 2022/23: quais as perspectivas climáticas?
A previsão divulgada pelo boletim da Climatempo indica que, enquanto um ciclone surge no Sul, a frente fria vai avançar sobre o Sudeste. Dessa forma, o nível de chuva deve aumentar sobre a área que engloba a totalidade de dois estados da região: Minas Gerais e Rio de Janeiro. Todavia, também deve chover no norte paulista. No oeste de São Paulo e em parte do Espírito Santo, contudo, o tempo será firme.
As chuvas, no entanto, não estão previstas somente para o Sudeste. Pode chover no leste catarinense e gaúcho e em boa parte do Centro-Oeste, por exemplo. No Nordeste, os acumulados de água são aguardados — mais uma vez — para alguns pontos do litoral. Por fim, a chuva é aguardada para trechos de quatro estados: Acre, Amazonas, Rondônia e Tocantins.
Ciclone, frente fria e chuva

Foto: reprodução
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta sexta-feira (7).
- Sul
A atuação de um ciclone deixa o mar muito agitado no litoral. Condições para ressaca ao longo da sexta-feira (7) na costa gaúcha e catarinense, precisamente entre Rio Grande (RS) e Laguna (SC), com ondas do mar de 2,5 metros de atura, segundo a Marinha.
Ainda venta bastante em boa parte da região e as temperaturas diminuem. Pode chover por todo o leste e sul de Santa Catarina e leste e litoral do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, tempo firme, mas ainda com muita variação de nebulosidade.
- Sudeste
Uma nova frente fria avança sobre o Sudeste e aumenta a chuva em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no norte de São Paulo. Essas regiões ficam em alerta no decorrer do dia. O tempo volta a ficar firme no oeste paulista, em Vitória e no litoral do Espírito Santo.

Foto: Pexels
- Centro-Oeste
A chuva forte persiste em parte de Mato Grosso, no centro-norte de Goiás e em todo o Distrito Federal. Na maior parte destas áreas da região, a chuva vai e vem ao longo do dia. Chove pela manhã, mas depois o tempo fica estável no norte de Mato Grosso do Sul, sul mato-grossense e goiano. Em Campo Grande, tempo firme.
- Nordeste
Sem grandes mudanças no tempo. Boa parte da chuva segue isolada na costa norte e leste da região. Chove fraco no litoral do Maranhão e desde o leste do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Nas demais áreas nordestinas, sol, muito calor, tempo firme e seco.
- Norte
A chuva persiste, com forte intensidade no Acre, sul do Amazonas e em Rondônia. As capitais Rio Branco e Porto Velho ficam em atenção. Volta chover no sul do Tocantins, mas de forma isolada. Palmas segue sem chuva. Por fim, nas demais áreas da região, pancadas à tarde.