Mundo

CIA responsável por ataque com drone na Venezuela, aponta emissora: Entenda os detalhes

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

A Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês) realizou um ataque com drone a uma instalação portuária na Venezuela na última semana, revelaram à CNN pessoas informadas sobre a ação. A operação, que já havia sido mencionada pelo presidente Donald Trump em duas ocasiões nos últimos dias, porém sem detalhes, possivelmente foi a primeira investida dos EUA dentro do território venezuelano, sugerindo o início de uma fase mais agressiva na campanha de pressão americana contra a ditadura de Nicolás Maduro.

Na última sexta-feira (26), Trump afirmou em entrevista à emissora de rádio WABC que os EUA haviam demolido “uma grande instalação” na Venezuela, dois dias antes. Questionado novamente sobre o assunto na segunda-feira (29) por jornalistas, o republicano detalhou ter havido uma “grande explosão na área portuária onde as embarcações eram carregadas com drogas”. “Atingimos todos os barcos, e agora atingimos a área – aquela área de implementação não existe mais”, disse o presidente americano, que se recusou a comentar se o ataque foi conduzido por militares ou pela CIA.

De acordo com a apuração da CNN, o alvo do ataque foi um cais onde autoridades americanas acreditam que a gangue venezuelana Tren de Aragua armazenava e preparava narcóticos para transportar para barcos. Segundo as fontes, a ação foi bem-sucedida, destruindo a instalação e suas embarcações. O lugar também estaria vazio e, portanto, não houve feridos.

Duas fontes diferentes revelaram à emissora que as Forças de Operações Especiais dos EUA forneceram apoio de inteligência à operação, o que o coronel Allie Weiskopf, porta-voz do Comando de Operações Especiais americano, negou.

O regime venezuelano não comentou o ataque ou as declarações de Trump. A Casa Branca e CIA também não se pronunciaram sobre o tema.

Em outubro, Trump autorizou a agência de inteligência americana a realizar operações “letais” na Venezuela. No mês seguinte, o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, acusou a CIA de fazer parte de uma conspiração para matar Maduro, o que os EUA negaram.

Fonte: gazetadopovo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.