Produtores de soja no município de Feliz Natal, em Mato Grosso, estão enfrentando dificuldades para colher e escoar a produção da safra 2024/25. Algumas propriedades em fevereiro já registram cerca de 1,5 mil milímetros acumulados de chuva.
O alto volume de água, inclusive, tem causado danos às rodovias estaduais, como as MT-130 e MT-255, e prejuízos para quem delas depende para trabalhar e estudar.
Agricultor na região, Edemilson Pasqualotto da Paixão, cultivou 1.405 hectares de soja nesta safra. Ele explica ao Patrulheiro Agro desta semana que estão atrasados em relação a colheita
“Cada dia que passa do ponto você vai perdendo de um a dois sacos por hectare, e como aqui deu sol em outubro, nós plantamos praticamente em dez dias todas as lavouras, então chegou a época de colheita tudo junto”, diz.
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Maicon Rech também é agricultor em Feliz Natal e conta que está sendo uma força tarefa para colher soja na lavoura.
”Nós temos que aproveitar esses dias de sol. Acabou dando uma chuva, deu uma secadinha de novo e voltamos aos trabalhos, as máquinas estão voltando a fazer poeira. Ficou quase uma semana de chuva com muita soja pronta e esses dias atrás que pegamos uma janela boa de sol, começava colher 8h da manhã e tocava até 10h30 da noite, pegamos 2,3 dias assim, conseguimos dar uma boa adiantada na colheita”, conta.
Da porteira para fora também têm transtornos causados pelo excesso de chuvas, que castigam duramente as principais vias ainda não pavimentadas da região, provocando prejuízos, risco de acidentes e lentidão no escoamento da produção de soja.
Dos 1.750 hectares cultivados com soja na Fazenda São Caetano, em Feliz Natal, pouco mais de 1,1 mil já foram colhidos.
“A gente está em uma região aqui que tem pouco cascalho, até faz manutenção nas estradas, mas devido a muita chuva e devido o trânsito forte de caminhões acaba se deteriorando muito rápido. Tem a MT-225 que sofre bastante aqui, tem a MT-130 e tem uma grande parte da rodovia da soja que ainda está em estudo, para novos projetos. Isso aí é um desgaste muito grande, vai deteriorando, vai estragando, quebrando, vai ficando pelo caminho”, explica Maicon.
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Conforme os caminhoneiros Marcelo Luiz dos Reis e Calil Koch, para percorrer 40 quilômetros, levam em média duas horas e é preciso ter paciência e coragem.
Para os ônibus ainda é mais complicado e precisa ter responsabilidade, de acordo com o motorista Roque Scheide.
O gerente de produção, Antônio Carlos de Assis, explica que o que está apertando também nesta safra é o escoamento dos grãos. ”Tá bem ruim a estrada, agora chovendo bastante, muita carreta saindo, acaba estragando bastante a estrada, quando começa chover bastante como agora acaba faltando bastante caminhão”.
Rafael Bilibio, presidente do Sindicato Rural de Vera e Feliz Natal, frisa que quase 60% da área de Feliz Natal escoa grãos em cima de rotas que não estão pavimentadas.
“Elas precisam ser pavimentadas para facilitar o fluxo dessa produção de Feliz Natal, não temos como reclamar do Governador em Vera ele ajudou muito, em Feliz Natal já pavimentou muito mais falta mais”, pontua.
A reportagem do Patrulheiro Agro, do Dia de Ajudar Mato Grosso, entrou em contato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) que informou que a manutenção e a correção de pontos críticos das rodovias serão providenciadas.
Confira nota na íntegra:
Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a manutenção e a correção de pontos críticos das rodovias serão providenciadas por meio de contratos de manutenção em vigor e parcerias com associações e municípios.
Sobre as futuras pavimentações asfálticas nas estradas a pasta do Governo de Mato Grosso não se posicionou.
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Fonte: canalrural