SAÚDE

China planeja perfurar a crosta terrestre: entenda a polêmica e os impactos ambientais

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministério de recursos naturais do país investiu US$ 470 milhões para construir um navio de pesquisas, o Meng Xiang, que tentará algo inédito: perfurar a crosta terrestre até chegar ao manto, a segunda camada do planeta.

Os Estados Unidos tentaram fazer isso na década de 1950, com o Projeto Mohole (o nome é uma referência à “descontinuidade de Mohorovicic”, o ponto onde a crosta e o manto se encontram), mas fracassaram.

A União Soviética também tentou e não conseguiu – conforme a sonda vai descendo pelo solo, a perfuração se torna cada vez mais difícil, pois a temperatura e a pressão aumentam rapidamente.

Os chineses tentarão fazer o furo no fundo do mar, onde a crosta terrestre é mais fina (5 a 10 km de espessura). O Meng Xiang tem nove laboratórios a bordo, e transporta combustível e suprimentos para até 120 dias de navegação. Além de fazer pesquisas científicas, o navio irá procurar reservas de petróleo e gás natural.

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”420428730″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:614,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.