Onix e Onix Plus: Chevrolet reativa garantia da correia dentada de modelos antigos
A Chevrolet reativa a garantia da correia dentada do Onix e Onix Plus! Saiba como funciona a campanha que oferece solução para a polêmica do componente e reconquista a confiança dos proprietários
Em uma notícia que alivia muitos proprietários, a Chevrolet lançou uma campanha de pós-venda para reativar a garantia da controversa correia dentada banhada a óleo dos modelos Onix e Onix Plus. A informação, apurada em primeira mão pelo site Autos Segredos, é uma resposta direta à preocupação dos consumidores e à má reputação que o componente ganhou.
Onix e Onix Plus: Chevrolet reativa garantia da correia dentada de modelos antigos
A iniciativa, válida para veículos fabricados a partir de 2019/2020, se estende até 31 de dezembro de 2025 e é uma boa notícia principalmente para quem comprou o carro usado e não tem o histórico de manutenção completo.
A campanha permite que a garantia original da correia, que pode chegar a 240 mil km, seja reativada mesmo para veículos que não fizeram todas as revisões na rede autorizada. Para isso, o proprietário deve levar o carro a uma concessionária para uma inspeção técnica.
Se a correia for aprovada, o cliente precisa apenas realizar a troca de óleo e filtro, por um valor fixo de R$ 660. Caso a inspeção detecte contaminação ou desgaste, o kit completo da correia pode ser substituído por um preço promocional de R$ 700, um valor muito abaixo do custo de cerca de R$ 6 mil cobrado fora da campanha.
Com a reativação, a garantia é renovada até 240 mil km, desde que as trocas de óleo continuem sendo feitas a cada 10 mil km ou 1 ano na rede Chevrolet.

O problema da correia “melada” e a nova geração
O sistema de correia dentada banhada a óleo, que trabalha em contato direto com o lubrificante, exige a utilização de óleos específicos e homologados pela montadora.
No caso dos motores do Onix, os óleos recomendados são o 0W20 e 5W30 com certificação Dexos 1 Gen 3. O uso de produtos falsificados ou inadequados pode causar o ressecamento e a descamação da correia, contaminando o motor e, em casos graves, levando à sua fusão.
Para combater esse problema, a nova geração da correia dentada, que equipa os motores atuais, foi aprimorada. Segundo a engenharia da GM, a nova peça tem reforço de fibra de vidro e revestimento de teflon, o que a torna mais resistente.
Essa mudança impede que, mesmo com o uso de um óleo inadequado, partículas de borracha soltas entupam os dutos de lubrificação, um risco comum no modelo anterior.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Fonte: garagem360