Achou que a Chery já tinha marcas demais? Pois é, a fabricante chinesa acaba de adicionar mais uma à lista e com uma missão nada modesta: encarar as gigantes do mundo das picapes. A montadora chinesa revelou ao mundo sua nova marca de picapes: a Himla, com estreia oficial no Salão de Xangai (China), que será aberto ao público entre os dias 27 de abril e 2 de maio.
E a missão da recém-chegada já é clara desde o primeiro parafuso: mirar diretamente na Toyota Hilux, referência global no segmento. Além disso, o modelo será fabricado em Anápolis (GO), a partir de 2026, segundo confirmou o presidente do grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, ao site UOL Carros.
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O primeiro modelo da Himla é uma picape média que, à primeira vista, lembra muito o protótipo KP11, apresentado no fim de 2024. O que mudou? Pouca coisa: nova cor, rodas redesenhadas e uma versão mais espartana, com menos firulas visuais. A grade dianteira ostenta o logo da Chery, mas é na tampa traseira que o novo emblema Himla, claramente inspirado nos Himalaias.
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Estilo conhecido, proposta moderna
Imagem: Divulgação
Visualmente, a Himla não esconde suas intenções. O conjunto de faróis de LED divididos, as placas de proteção com acabamento estilo alumínio, o capô encorpado e os para-lamas musculosos seguem uma receita que vem dando certo no mundo das picapes.
Os degraus embutidos no para-choque traseiro entregam um toque funcional, enquanto as rodas de liga leve montadas com pneus all-terrain reforçam o apelo off-road. O conjunto lembra bastante versões topo de linha como a Ford Ranger Wildtrak.
Ao entrar na cabine, o destaque vai para a central multimídia em formato tablet, sim, no estilo Tesla e o painel digital. O acabamento traz um estofamento claro com aspecto sofisticado, e quem vai atrás também não foi esquecido: há saídas de ar-condicionado dedicadas para os passageiros do banco traseiro.
De igual para igual na briga das médias
A caçamba tem dimensões parecidas com as das concorrentes diretas, Toyota Hilux, VW Amarok, Mitsubishi Triton, Nissan Frontier, Kia Tasman, entre outras.
A Chery ainda não divulgou detalhes técnicos, mas tudo indica que o chassi é do tipo escada, o tradicional quadro de longarinas que garante resistência para enfrentar carga pesada e terrenos difíceis. Além disso, a marca deve oferecer versões a gasolina, diesel e até opções eletrificadas.
E não pense que a Himla ficará restrita ao mercado chinês. Os planos são ousados: exportações para Europa, Oriente Médio e América Latina já estão no radar. A marca promete oferecer uma linha completa de picapes, das compactas às grandonas, com a promessa de unir “força inabalável fora de estrada com design refinado”. Marketing bonito, sem dúvida. Mas vamos ver como isso se traduz na vida real.
E tem mais: a volta da Rely
Imagem: Divulgação
Como se lançar uma marca nova já não fosse suficiente, a Chery também aproveitou o momento para ressuscitar a Rely, que atuará no mesmo segmento, mas com foco maior em powertrains alternativos, incluindo elétricos puros, híbridos plug-in (PHEV) e até modelos com extensor de autonomia.
Com Himla e Rely entrando na jogada, a Chery reforça sua estratégia de dominar todos os cantos possíveis do mercado automotivo, somando essas duas à já extensa família de sub-marcas: Exeed, iCar, Jaecoo, Jetour, Karry, Kaiyi, Lepas, Luxeed, Omoda e Soueast.
Fonte: autoo