O Adeus do Motor Lendário? Audi Prepara uma Edição de Despedida para o RS3
A Audi prepara uma edição especial do RS3 focada em performance para celebrar seu lendário motor de cinco cilindros. O novo modelo pode ser uma despedida para o icônico propulsor antes das novas regulamentações europeias.
A Audi está se preparando para o que pode ser o último suspiro de seu icônico motor de cinco cilindros. A marca alemã foi flagrada testando uma nova edição especial do RS3 no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife. O novo modelo, focado em performance nas pistas, pode ser a grande celebração de um motor que está com os dias contados devido às futuras regulamentações de emissões da União Europeia.
Audi Prepara uma Edição de Despedida para o RS3
A nova variante do RS3 ostenta um visual de corrida, com um divisor dianteiro mais agressivo, novos canards e um robusto spoiler traseiro, tudo projetado para maximizar a aerodinâmica e a velocidade na pista.
Além disso, o protótipo estava equipado com um novo conjunto de pinças de freio, pintadas em um tom de azul, sugerindo um poder de frenagem superior e talvez um esquema de cores exclusivo para esta edição.
A expectativa é que o novo carro traga um aumento significativo na potência e no torque, superando os 401 cv e 50 kgfm do RS3 Performance Edition. Sebastian Grams, ex-diretor da Audi Sport, já havia sugerido que “ainda há um longo caminho a percorrer” com o motor de cinco cilindros. Para ter uma ideia, a fabricante holandesa Donkervoort já elevou o mesmo motor 2.5 turbo para 493 cv em seu F22.

Se a Audi seguir por um caminho parecido, este RS3 pode se tornar o hot hatch a gasolina mais potente do mercado, superando o Mercedes-AMG A45 S, que tem 416 cv.
O Fim de Uma Era?
A chegada desta edição especial do RS3 pode ser um sinal de despedida para o motor de cinco cilindros, que tem sido a marca registrada do carro desde 2011. A Audi já indicou que a produção do motor pode ser encerrada junto com a geração atual do RS3.

No entanto, há uma pequena esperança. É possível que a marca encontre uma forma de adaptar o motor às novas regulamentações, seja por meio de aprimoramentos técnicos ou pela eletrificação do conjunto. De qualquer forma, esta edição de pista do RS3 surge como uma grande homenagem a um dos motores mais aclamados e queridos da indústria automotiva.
Na sua opinião, a Audi deveria eletrificar o motor de cinco cilindros para mantê-lo vivo ou encerrar sua história com esta edição especial?
Leia aqui: Novo Audi A6 elétrico chega ao Brasil com 3 telas, teto ‘mágico’ e 367 cv
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360