Quando foi escalado para interpretar T’Challa, também conhecido como , na Marvel, o falecido teve que lutar por uma questão aparentemente pequena, mas que tinha grande significado cultural: o sotaque dos habitantes de Wakanda.
Originalmente, para sua primeira aparição em , a Marvel queria que o rei africano falasse com sotaque britânico, o sotaque africano ao longo do filme. Mas, para Boseman, essa ideia não era apenas equivocada, mas também politicamente carregada. O ator sentiu que adotar um sotaque colonial era uma forma de apagar a identidade autêntica de Wakanda, um reino africano fictício, mas simbolicamente poderoso.
Em uma entrevista de 2016 ao The Hollywood Reporter, Chadwick explicou que os produtores estavam preocupados que o sotaque africano fosse “exagerado” para o público e que, uma vez adotado, não haveria mais volta. Mas ele pensava exatamente o oposto.
Walt Disney Studios
“[Os produtores da Marvel] acharam que [um sotaque africano] Eles pensavam: ‘Será que as pessoas vão conseguir entender [o sotaque] o filme inteiro?’ e ‘Se dissermos sim hoje, ficaremos presos a ele para sempre’. Eu pensei exatamente o oposto – tipo, se eu falar com sotaque britânico, o que vai acontecer quando eu voltar para casa?'”
Uma decisão fundamental
Os riscos eram tão altos para o ator que, em suas palavras, era “um caso de ruptura” com a Marvel. Para ele, fazer T’Challa falar com sotaque britânico equivalia a endossar a ideia de que os habitantes de Wakanda haviam sido colonizados, algo que ele recusou categoricamente: “Eu disse a eles que isso não seria correto, porque se nós [falássemos com sotaque britânico], seria o mesmo que dizer que [Wakanda] havia sido colonizada”, disse ele ao Los Angeles Times.
O ator fez questão de enfatizar a importância desse detalhe: “Para mim, foi um fator decisivo. Expliquei a eles que esse era um fator importante e, se deixarmos isso passar agora, até onde iremos para que as pessoas se sintam confortáveis?”
No final, a Marvel cedeu, e o sotaque escolhido foi o xhosa (ou isiXhosa), uma língua bantu falada na África do Sul, o que à representação de Wakanda.
Pantera Negra está disponível no Disney+.
Fonte: adorocinema






