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Cerveja com bacon e teor alcoĂłlico elevado ganham popularidade entre os consumidores de Mato Grosso

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Seja para degustar, se refrescar ou para fazer aquele happy hour com os amigos, a cerveja artesanal caiu no gosto dos brasileiros. Em Mato Grosso, o empresårio Marcus Vinicius Silva de Souza, decidiu inovar e começou a produzir as bebidas na sua própria casa, hå 10 anos. 

“Começou com hobby, algo que vi na internet e percebi que nĂŁo era difĂ­cil. EntĂŁo, fui procurar na internet  para ver como funcionava. Fiz as minhas primeiras cervejas e foi dando certo, fui gostando do negĂłcio”, contou ao EntretĂȘ. 

As cervejas são feitas de forma bem caseira, ao todo, mais de 60 estilos diferentes. Como o cervejeiro não tem um estabelecimento próprio, as bebidas são vendidas pelas redes sociais, através do Instagram: @cervejasoulza. 
 
“A gente trabalha hoje com o que a gente mais gosta de fazer, que sĂŁo as cervejas de trigo, [tipos] Weiss e Witbier. As mais amargas sĂŁo as Ipas, Apas e Duplo Ipa.  As mais caramelizadas com sabor mais de malte, a gente taaambĂ©m faz aqui. [
] Sabores mais variados, Ă s vezes, bate na  cabeça de fazer algum experimento com frutas, tambĂ©m a gente tem. EntĂŁo, hoje a gente tem a America Bronze, APA, IPA, BiĂšre de Garde, que Ă© uma cerveja tambĂ©m que a gente faz no estilo francĂȘs, que o pessoal gosta muito”, explicou. 

2025 word3Alguns sabores inusitados tambĂ©m fizeram sucesso entre os amantes da cerveja. Um deles Ă© de bacon. “A gente fez isso em parceria com a cervejaria Rocket, de Chapada dos GuimarĂŁes. E eles colocaram no festival de cerveja que teve recentemente e ela foi uma das melhores votadas para harmonização com o churrasco e o pessoal gostou muito”.

AlĂ©m disso, outro produto, com maior teor alcoĂłlico, tambĂ©m caiu no gosto dos cervejeiros.  “Ela Ă© bem alcoĂłlica, de trigo, que se chama ise indoor bock. [
] O pessoal gosta bastante dela, ela tem 9,5% de ĂĄlcool, tem caramelo, Ă© muito bom”. 

ApĂłs todos esses anos produzindo cerveja na sua residĂȘncia, Marcus pretende profissionalizar e abrir seu prĂłprio estabelecimento. “Hoje jĂĄ estamos querendo tornar a cerveja a renda principal da famĂ­lia. A gente estĂĄ estudando para montar uma cervejaria aĂ­, regularizada, atĂ© para poder vender para quem for revender. [
] Acho que, no começo do ano que vem, acho que jĂĄ devo ter algo mais formalizado”, finalizou. 

Fonte: leiagora

Colunista: @chefcarlosmiranda

Sobre o autor

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Carlos Miranda

Business consultant | Gastronomo | Chef Executivo | Pitmasters | Chef proprietĂĄrio OSSOBUCO Outdoor Cooking