Ana Adélia Jácomo
Única News
Centenas de famílias em Cuiabá passaram a madrugada desta terça-feira (15) em longas filas, acampadas em frente à Prefeitura de Cuiabá, na esperança de conseguir uma das 200 senhas diárias para se inscrever no programa habitacional Casa Cuiabana.
A corrida por uma vaga reflete o grande déficit habitacional de 40 mil moradias na capital mato-grossense, um cenário que um compositor e cantor cuiabano, Alê do MT (Lucas Pinho), traduziu em um rap, destacando que “moradia é direito, não sorteio”. A publicação da música rapidamente viralizou e recebeu comentário do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. (Veja o vídeo abaixo).
“Uma situação que chama atenção e clama por solução, 40 mil pessoas é o déficit habitacional em Cuiabá. Sobre a situação da senha e fila, a gente tenta explicar que não precisa disso, pode ser feito a inscrição pela internet e que ainda tem tempo para se inscrever. Chegar primeiro não garante a casa, pois o sorteio é só depois, seguindo as regras do governo federal. Contudo, vamos esforçando para atender este volume de pessoas”, disse Abilio na publicação.

Instabilidade no sistema e alerta de golpes
A Prefeitura de Cuiabá confirmou que o site oficial e a plataforma Habitanet, responsáveis pelo cadastro online, enfrentaram instabilidade de acesso nesta terça-feira devido à alta demanda. Equipes técnicas estão mobilizadas para resolver o problema.
Em meio à corrida por vagas, a gestão municipal emitiu um alerta importante contra golpes. Mensagens falsas têm circulado, prometendo facilitação no cadastro ou solicitando pagamentos para garantir vagas.
A Secretaria de Habitação reforça que não há cobrança de taxa para inscrição e que todo o processo é gratuito e feito apenas pelos canais oficiais da Prefeitura.
A população foi orientada a não formar filas ou aglomerações, pois a seleção dos beneficiários será feita exclusivamente por sorteio, e não por ordem de chegada. Além disso, a venda de senhas é proibida e configura golpe.
Como se cadastrar
O cadastro para o programa Casa Cuiabana pode ser realizado online, pela plataforma Habitanet, ou presencialmente em dois locais:
Secretaria de Habitação (Praça Alencastro, nº 158 – Centro): Distribui 200 senhas diárias (50 preferenciais e 150 comuns).
Secretaria Municipal da Mulher (Av. Getúlio Vargas, nº 400): Atendimento exclusivo para mulheres, com distribuição de 100 senhas diárias (25 preferenciais e 75 comuns).
As inscrições para o programa Casa Cuiabana seguem até o dia 19 de julho de 2025.
Lembra da fila dos ossinhos?
As cenas de centenas de famílias amanhecendo em longas filas para tentar uma vaga no programa habitacional Casa Cuiabana, na esperança de ter um teto, trouxeram uma memória recente e dolorosa para a capital mato-grossense. Há poucos anos, Cuiabá ganhou destaque nacional por um triste fenômeno: a “fila dos ossinhos”.
Foto: Luiz Leite/Gazeta Digital
Em 2021, em meio aos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19, fotos e vídeos viralizaram mostrando pessoas, muitas delas idosas e chefes de família, fazendo fila em frente a um açougue da cidade para conseguir doações de ossos com restos de carne.
Essa era, para muitos, a única forma de garantir algum alimento com proteína para suas famílias. As imagens chocaram o país e viraram um símbolo da crescente insegurança alimentar e da vulnerabilidade social.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews