Do amor ao empreendedorismo: casais se tornam parceiros nos negócios em Mato Grosso
Cerca de 20% das pequenas empresas no país são conduzidas por casais, que relatam os desafios e superações de empreender ao lado do (a) companheiro (a).
12/06/2025 às 08:41 Atualização
12/06/2025 às 08:44
A parceria na vida pessoal é um dos principais combustíveis para que casais mergulhem em uma jornada empreendedora. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 20% dos pequenos negócios no país têm cônjuges à frente dos estabelecimentos. O número expressivo ganha destaque especial nesta quinta-feira (12 de junho), quando se comemora o ‘Dia dos Namorados’ no Brasil.
Especialistas de mercado analisam que esse modelo de sociedade reforça a confiança mútua e permite mais autonomia na rotina. No entanto, ter o (a) companheiro (a) ao lado nos negócios impõe desafios, como manter um bom ambiente de trabalho durante eventuais crises na relação, como é o caso de Jhonathan e Caroline Maldonado. O empreendedor cuiabano conta que frequentava o restaurante da esposa e de tanto gostar do lugar, acabou se aproximando e se apaixonando pela dona.
“Namoramos, casamos, e, depois de um tempo resolvi deixar o meu trabalho e decidimos unir forças no restaurante. A convivência é agradável e, mesmo nos momentos de conflito, conseguimos manter o profissionalismo para não prejudicar o trabalho. Ter minha esposa como parceira nos negócios é um privilégio”, comenta Jhonathan Maldonado, sócio da Primus Peixaria, localizada na região do São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá.
Quem também tem uma relação de trabalho com o cônjuge é a odontóloga com especialização em harmonização facial, Elisa Lacal. Embora não atuem no mesmo ramo, ela e o companheiro, Marcus Cizaurre, dividem o mesmo terreno em Cuiabá, onde funcionam a clínica Facebeauty e a Ciza Automotiva, um centro de estética veicular.
“A ideia surgiu quando a clínica ainda estava em obras e ele se interessou pela área ao lado, que vivia fechada. Quando o espaço ficou disponível para locação, demos início aos trâmites, e o local se tornou estacionamento e lava-jato. Eu acho que nos tornamos mais fortes ao empreendermos juntos”, relata a proprietária da clínica de estética facial e corporal.
Elisa destaca que ser vizinha de empreendimento do marido e trabalharem juntos só traz vantagens. “Se preciso que compre algo para a clínica e não posso sair, o Marcus consegue me ajudar. Além disso, ele cuida dos reparos, que exigem manutenção constante. E ele também pode contar comigo para ajudar em questões burocráticas, como recursos humanos. Até o momento, não vejo desvantagens”, diz a dona da franquia Facebeauty.
Apoio do Sebrae/MT
Em ambos os casos, o apoio do Sebrae/MT foi essencial para o êxito na trajetória empreendedora. “Graças às consultorias e capacitações oferecidas, conseguimos estruturar o negócio com boas práticas sustentáveis, precificação, controle de estoque e qualidade no atendimento. O Sebrae nos ajuda a tomar decisões mais assertivas e evita conflitos desnecessários”, ressalta Jhonathan.
A profissional de saúde também enfatiza a importância da instituição na gestão do seu negócio. “Tudo começou com o Empretec (programa de formação de empreendedores) e evoluiu para aspectos sensíveis ao empresário, como estratégias de administração, gestão do fluxo de caixa e capital de giro. O Marcus fez o programa ALI e outros cursos também, essenciais para desenvolvermos nossos negócios”, pontua.
Intenção de compras
Levantamento realizado pelo Sebrae Mato Grosso aponta que cerca de 46% da população no estado deve ir às compras neste Dia dos Namorados. A estimativa é de que a movimentação financeira alcance R$ 137 milhões na economia local.
Perfumes (63%), chocolates (35%), roupas e acessórios (27%) e flores (16%) estão no topo das preferências. Outros 13% dos entrevistados devem investir em jantares, cinema e viagens com seus companheiros. O restante pretende combinar as duas formas, conciliando produtos com experiências especiais.
Fonte: Sebrae