Turismo

Casa Stohrer: Confeitaria mais antiga de Paris, com 300 anos de tradição

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1



  • No 2º arrondissement de Paris, uma confeitaria às vésperas de completar três séculos inteiros de história ostenta um título invejável em um país famoso por suas cultuadas pâtisseries: La Maison Stohrer é a mais antiga casa do gênero ainda em atividade na capital francesa.

    Garantindo ter documentos que comprovam uma linhagem sem interrupções desde a fundação, em 1730, os atuais proprietários da Stohrer se empenham em manter os padrões lá em cima, tanto no cardápio quanto na decoração, com elementos que remetem aos salões da antiga realeza. É uma opção imperdível para conhecer mais dos sabores franceses em um lugar que não tem qualquer reserva quando o assunto é abraçar os estereótipos em torno do luxo da gastronomia local.

    A história da Stohrer

    Além da antiguidade, o diferencial da Stohrer é sua íntima conexão com grandes figuras da história francesa. O local foi fundado originalmente por Nicolas Stohrer, que desembarcou em Paris em 1725 como chef pâtissier de Stanislas Leszczynski, à época rei da Polônia.

    A comitiva real foi à França para o casamento do rei Luís XV com a filha de Leszczynski, e os doces de Stohrer fizeram tanto sucesso que os serviços do confeiteiro acabaram entrando na “lista de presentes” do matrimônio. Estabelecido em Paris, ele logo mostrou também seu viés empreendedor, abrindo a loja pioneira para comercializar seus doces além dos círculos restritos da Corte.

    Siga

    Ainda hoje, a Maison Stohrer segue funcionando no mesmo lugar onde foi instalada em 1730, na rua Montorgueil. Nicolas Stohrer segue reconhecido como o criador de alguns dos doces mais famosos da Europa e o responsável por firmar uma série de tradições da pâtisserie francesa, e sua imagem tornou-se inseparável do que hoje consideramos uma sobremesa típica do país.

    Mesmo com o passar dos séculos e inúmeras mudanças de mãos ao longo do tempo, a Stohrer manteve suas características. Os proprietários atuais, por sinal, são interessados em preservar a história das sobremesas na França: o grupo por trás da Maison Stohrer também administra a À la Mère de Famille, considerada a fábrica de chocolates mais antiga de Paris, fundada em 1761.

    Como visitar

    A casa histórica da Stohrer segue funcionando na Rua Montorgueil, número 51, no 2º arrondissement. O local abre todos os dias, das 8h às 20h30 (aos domingos, o encerramento é um pouco antes, às 20h).

    Caso você não consiga lugar, já que o espaço é bem concorrido, doces com a assinatura da Stohrer também podem ser encontrados em lojas da franquia À la Mère de Famille, que pertencem ao mesmo grupo. Uma lista completa de endereços e horários de funcionamento pode ser consultada no site oficial.

    Leia tudo sobre Paris

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.