Notícias

Casa Itapuã: Empreendedorismo feminino revitaliza tradições locais

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Casa Itapuã: A força do empreendedorismo feminino
renova e fortalece tradições

Com a transição dos pais para as filhas Gisele Cunha e Thais Ferrari, a tradicional loja de Nova Canaã do Norte inicia uma nova fase de gestão, capacitação e inovação com o apoio do Sebrae

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
15/12/2025 às 08:48 Atualização
15/12/2025 às 10:08

“O mundo muda muito rápido. Se a gente não acompanha, fica para trás. Então estamos com fome de conhecimento. E o Sebrae trouxe um leque de conteúdos que nem cabem em palavras”, conta a empreendedora Gisele Cunha, ao destacar que conhecimento e orientações estratégicas, para ela, são importantes e abrem portas em seu negócio.

O movimento que impulsiona Gisele representa uma transformação que cresce em diversas cidades mato-grossenses, como em Nova Canaã do Norte, onde mais de cinco mil dos negócios ativos, cerca de 40%, são liderados por mulheres.

Ao lado da irmã Thais Ferrari, Gisele lidera a empresa constituída pela família, a tradicional Casa de Itapuã. As sócias contam que atuar à frente de um negócio familiar trouxe diversas oportunidades, mas também muitos desafios, entre eles: manter-se atualizada sobre o mercado e dar continuidade às tradições.

2025 word1
As irmãs Gisele Cunha e Thais Ferrari à frente da Casa Itapuã, em Nova Canaã do Norte, onde conduzem o processo de sucessão familiar e a modernização da tradicional loja de confecções e enxovais fundada há mais de quatro décadas.

A empresária destaca que assumir uma empresa consolidada no mercado exige respeito, mas também preparo e dedicação. Para conseguir dar novos passos à frente do negócio familiar, ela contou com o apoio do Sebrae Mato Grosso.

“O Sebrae caiu como uma ferramenta indispensável. Entramos de cabeça em tudo o que a instituição está oferecendo no município: consultoria financeira, publicidade, marketing digital, cursos, palestras. É um outro nível profissional, que a gente não tinha acesso antes”, explica.

As sócias fazem parte do grupo de empreendedoras atendidas pelo Programa de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE) aplicado pelo Sebrae, além de terem participado de cursos, consultorias e capacitações, ofertados pela instituição para fortalecer o negócio.

Além disso, elas participaram da Feira de Natal realizada pelo Sebrae/MT em parceria com a Prefeitura, o que elas consideram uma experiência enriquecedora, “foi mais que uma oportunidade de vendas, tivemos a chance de reconectar a marca com a comunidade. Um bom vendedor não está focado só em fechar vendas, mas em fazer a marca ser lembrada. A visibilidade que a feira trouxe é o nosso maior prêmio”, destaca.

Trajetória de sucesso

No município de pouco mais de 11 mil habitantes, a história de Gisele e Thais mostra a importância do empreendedorismo feminino que atravessa gerações e continua se reinventando. A trajetória da empresa, que revende confecções (roupas e enxovais), destaca a força mulher à frente de negócios, com o olhar feminino em inovação, renovação e fomento à economia local.

Fundada em 1982, quando o município ainda nem era emancipado, a empresa nasceu do trabalho de um jovem comerciante que começava a fincar suas raízes na região. Naquela época, o município dava seus primeiros passos e a empresa crescia junto, tornando-se parte da memória local e referência no comércio.

Quarenta e três anos depois, o negócio familiar vive uma das transições mais importantes de sua trajetória. As irmãs Gisele e Thais, formadas em áreas totalmente distintas — computação e nutrição, respectivamente — decidiram renunciar às próprias carreiras para assumir o legado construído pelos pais.

“Tem uns dois anos que entramos oficialmente como sócias e estamos no processo de transição, com muito respeito ao que os nossos pais construíram, mas também com o desafio de atualizar e reposicionar a empresa”, relata Gisele.

Sem experiência prévia em gestão de um negócio, as irmãs buscaram conhecimento e, encontraram no Sebrae/MT o apoio que precisavam. “A gente herdou uma carteira muito boa de clientes, mas também herdamos desafios. E precisávamos de preparo para administrar tudo isso”, diz a empresária ao detalhar este novo capítulo da história.

Com o suporte técnico e estratégico adequado, iniciativas como as desenvolvidas pelo Sebrae possibilitam que empresas com décadas de história se reinventem, fortaleçam sua gestão e sigam preparadas para atravessar novas gerações.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.