SORRISO

Cartilha Amigos da Terra: educação ambiental para alunos da rede pública

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma importante ferramenta pedagógica será distribuída, de graça, aos alunos da rede municipal de Sorriso para ajudar no aprendizado sobre como produzir alimentos com sustentabilidade. Aproximadamente 600 alunos das escolas municipais devem participar do lançamento da 8ª edição da cartilha Amigos da Terra, no dia 7 de agosto, às 8h, no Parque Ecológico. O evento será realizado pela Associação Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) e prefeitura municipal.

O tema desta nova edição é “Solo Vivo e Água Limpa”. As cartilhas, distribuídas desde 2006, fazem parte do projeto Sorriso Vivo, iniciativa do CAT Sorriso e conta com o apoio da prefeitura municipal. O programa de educação ambiental busca levar conhecimento aos alunos sobre boas práticas agrícolas, preservação do meio ambiente e o caminho que os alimentos percorrem até chegar à mesa da população. “As crianças precisam saber o que o produtor representa no nosso dia a dia. Sem uma fazenda, que produz da forma correta, não tem alimento. E sem uma produção sustentável, com respeito à preservação ambiental, não há como garantir um meio ambiente saudável e rico”, disse a coordenadora do CAT Sorriso, Cristina Delicato.

Com uma ilustração bem colorida e história envolvente, o personagem principal Coringa, o lobinho-guará, e seus amigos – que são outros animais da fauna regional – levam os alunos a conhecerem propriedades rurais, pequenas e grandes, que são exemplos de produção sustentável. Nessa aventura, a garotada de 8 a 10 anos vai aprender mais sobre o sistema de plantio direto e os benefícios dessa prática na produção de alimentos. “O plantio direto é um filtro, que permite que a água chegue limpa, sem a terra vermelha nos rios. Já a parte do solo vivo, falamos sobre a palhada e como os bichinhos, que vivem embaixo dela na terra (minhocas, joaninhas e outros), transformam tudo em nutrientes”, explica Cristina Delicato.

Projetos do CAT fortalecem o aprendizado sobre o meio ambiente

Desde a primeira edição da cartilha Amigos da Terra, milhares de crianças já tiveram acesso ao conteúdo com diversos temas: como a preservação de rios e das florestas, evitar o desperdício de água, preservar a fauna e a flora, combate às queimadas. “A criança leva para casa o livrinho, conversa com o pai, conversa com a mãe, com os irmãos”, comenta a coordenadora do CAT Sorriso sobre a disseminação do conhecimento.

Ao longo dos anos levando informações para estudantes, o CAT contribuiu com conhecimento para mais de 160 mil crianças, que participaram de atividades educativas voltadas à preservação ambiental. Visitas técnicas também são realizadas com os alunos e professores nas Vitrines Tecnológicas de Reposição Florestal, implantadas pelo CAT Sorriso, na fazenda Santa Maria da Amazônia e na fazenda Santana. “Nós temos uma comparação de uma área de restauração, do trabalho feito em 2005 e como está hoje. Muitas crianças, que foram lá na infância, agora voltam lá adultas e vêem o que evoluiu. Isso é muito gratificante”, disse Cristina Delicato. “O CAT leva a educação ambiental para as crianças mostrando como elas podem contribuir para a preservação do meio ambiente. É uma forma de formar cidadãos mais conscientes, que valorizam a natureza e entendem seu papel na construção de um futuro mais sustentável”, conclui.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.