Rebaixados? Veja quais carros perdem o status de ‘Black’ e vão para o Comfort com novas regras da Uber
Confira os carros excluídos do Uber Black 2026 e as novas regras de avaliação para motoristas e veículos a partir de agora
A Uber atualizou os critérios para a categoria Black em 2026, resultando na exclusão de diversos modelos que agora passam a atender apenas ao Uber Comfort. A medida visa elevar o padrão de serviço premium e exige maior planejamento dos motoristas parceiros.
Acompanhe o Garagem360 e descubra se o seu veículo está na lista, motorista.
Quais as novas regras da Uber em 2026?
A Uber iniciou o ano de 2026 com uma revisão rigorosa. Segundo a plataforma, a atualização dos modelos aceitos na categoria Black considera não apenas a idade do veículo, mas também a percepção de valor dos passageiros e as mudanças estruturais do mercado automotivo brasileiro.
Na prática, veículos que possuem uma proposta mais compacta ou acabamento simplificado perdem o espaço para modelos de porte superior. Para o motorista, esse “rebaixamento” para o Uber Comfort representa uma queda direta na rentabilidade por corrida.
Enquanto as exigências básicas de conservação, ar-condicionado e quatro portas permanecem, a lista de modelos permitidos ficou mais seleta, forçando o motorista a avaliar se o investimento em um carro de entrada ainda faz sentido para quem deseja atuar no segmento premium.
Confira mais Justiça manda Uber pagar R$ 3.849,97 a passageiro por compras esquecidas
Quais carros foram excluídos do Uber Black em 2026?
Diferentes modelos que antes figuravam na categoria premium foram oficialmente removidos em janeiro. A lista inclui desde SUVs compactos até modelos elétricos e híbridos que deixaram de atender aos novos requisitos de espaço e sofisticação da Uber. Veja só:
- Renault Kardian: excluído em 05/01/2026;
- Chery Tiggo 3X: excluído em 05/01/2026;
- Peugeot e-2008 (Elétrico): excluído em 05/01/2026;
- Chery Tiggo 3: excluído em 05/01/2026;
- Hyundai Kona Hybrid: excluído em 05/01/2026;
- JAC J3 Turin: excluído em 05/01/2026;
- JAC iEV 40 (Elétrico): excluído em 05/01/2026.
Exceção temporária para o Citroën Basalt
O Citroën Basalt é o único modelo que recebeu uma regra de transição. A princípio, veículos deste modelo cadastrados na plataforma até dezembro de 2025 poderão continuar operando na categoria Black até o dia 31 de dezembro de 2026. Após essa data, o modelo será definitivamente movido para o Uber Comfort.
Essa medida visa dar fôlego ao motorista que investiu recentemente no SUV-cupê, permitindo a amortização do investimento por mais um ciclo anual.
Leia também Uber lança viagens em carros elétricos em Brasília e Curitiba: veja preços e como funciona
Quais carros ainda são aceitos no Uber Black?
Apesar do corte, alguns modelos que equilibram custo de manutenção e percepção de luxo continuam aceitos no Uber Black. São eles:
- Volkswagen Virtus;
- Renault Duster;
- Volkswagen Nivus;
- Honda City (versão sedan)
Porém, esses veículos permanecem na lista desde que atendam à idade mínima exigida pela plataforma em cada cidade e apresentem bom estado de conservação.
Esses modelos se tornam, agora, as opções de entrada para quem quer ingressar na categoria sem investir em sedãs médios de luxo ou SUVs de grande porte, que possuem custos operacionais muito mais elevados.
Requisitos para o motorista Black em 2026
Não basta apenas ter o carro correto; a Uber também elevou a barra para o perfil do condutor. Para permanecer no Uber Black, o motorista precisa manter uma nota mínima de 4,85 e um histórico consistente de avaliações positivas.
Essa pressão por qualidade exige que o profissional não apenas cuide da mecânica e limpeza do carro, mas também ofereça um atendimento diferenciado. Então, se você possui um dos modelos excluídos, o planejamento para a troca da frota deve ser imediato, já que a diferença de tarifa entre o Black e o Comfort pode chegar a 40% em horários de pico.
Comente aqui: você concorda com a exclusão desses modelos da categoria Black ou acha que carros elétricos e híbridos novos deveriam ter permanecido na lista premium?
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360









