De acordo com as previsões da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, pelo menos 50% dos veículos leves vendidos no Brasil serão elétricos ou híbridos até 2030. Entre os eletrificados, os híbridos têm tido maior procura no mercado brasileiro, ente outros fatores, pela dificuldade de recarga das baterias em todas as regiões do país.
VEJA TAMBÉM:
- BYD Song Plus 2025 ficou mais gastão, mas vai mais longe; entenda
- Híbridos mereciam ter incentivos maiores do que os 100% elétricos
As vendas de híbridos em geral aumentaram 57,5% nos oito primeiros meses de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado, ainda de acordo com a Anfavea, passando de 43 mil para 67,8 mil unidades. Entre os SUVs, o BYD Song Plus lidera das vendas de híbridos. Confira abaixo os 5 primeiros colocados de janeiro a agosto de 2024.
5º – Toyota RAV4 – R$ 399.990 e 1.493 unidades
O SUV médio da marca japonesa está disponível no Brasil na versão híbrida plug-in e repleta de equipamentos, mas o preço é para poucos. De qualquer forma, o carro é capaz de fazer até 35 km/l de gasolina na estrada e 30 km/l na cidade, de acordo com dados do Inmetro.
O motor a combustão é o 2.5, aspirado, de 185 cv e 22,3 kgfm de torque, que funciona em conjunto com outros dois elétricos, um de 182 cv no eixo dianteiro e outro de 54 cv, no traseiro, somando 306 cv de potência combinada. Na lista de equipamentos, destaca-se a nova central multimídia, head-up display, câmera de ré com guia dinâmica e várias assistência ao condutor.
4º – Volvo XC60 T8 – R$ 449.950 e 2.130 unidades
O modelo sueco tem força e sofisticação de sobra, mas cobra por isso. O carro tem até sistema de condução semi-autônoma, exibe informações do trânsito em tempo real, serviço de concierge, HD interno, todas as assistências possíveis ao condutor, estilo arrojado e porta-malas de 468 litros com tampa que abre e fecha automaticamente.
O conjunto mecânico tem motor 2.0 turbo, a gasolina, de 310 cv e bons 40,8 kgfm de torque 2.200 rpm acoplado ao câmbio de oito marchas. Para ajudar, há outro motor elétrico de 145 cv e 31,5 kgfm de torque no eixo traseiro, chegandoa uma potência combinada de 462 cv. Segundo o Inmetro, o carro pode fazer até 11,1 km/l na estrada e 11,2 km/l na cidade.
3º – Toyota Corolla Cross XRX – R$ 210.990 e 9.368 unidades
Com sistema híbrido, o SUV da marca japonesa ocupa o terceiro lugar entre os SUVs híbridos mais vendidos de janeiro e agosto de 2024. A linha 2025, lançada no final de abril, ganhou uma série de melhorias, como retoques no desenho, freio de estacionamento eletrônico e, nas versões mais caras, novas lanternas de LED e tampa do porta-malas com acionamento elétrico.
Por dentro, o destaque é o novo painel de instrumentos digital, do carregador de celular por indução e do freio de estacionamento com acionamento. As versões híbridas contam com motor 1.8 flex, câmbio automático CVT e dois motores elétricos. O conjunto desenvolve 122 cv e 16,6 kgfm. Com alguns ajustes, o consumo melhorou e agora marca 12,5 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol, bem como 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.
2º – Haval H6 PHEV 34: R$ 281 mil e 13.941 unidades
Será o primeiro modelo da GWM a ser fabricado em Iracemápolis (SP) atpe o final deste ano de 2024. Tem motor 1.5 turbo, de 150 cv e 23,4 kgfm de torque a 1.500 rpm que funciona mais como gerador para alimentar os motores elétricos. Um no eixo dianteiro, de 177 cv e outro no traseiro, de 184 cv.
Com esse conjunto, consegue fazer até 11,7 km/l de gasolina na cidade e 10,4 km/l na estrada, de acordo com dados do Inmetro. Vem bem equipado e conta, entre outros itens, com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente permanência em faixa, detector de fadiga, head-up display e assistente autônomo de ré a até 50 metros.
1º – BYD Song Plus: R$ 200.503 e 14.691 unidades
Imagem: Divulgação
O campeão de vendas entre os SUVs híbridos de janeiro e agosto de 2024 é o chinês que vem com 1.5 aspirado, de 110 cv e 13,8 kgfm de torque a 4.500 rpm. Assim como no rival da GMW, atua mais como gerador para alimentar o motor elétrico no eixo dianteiro, chegando a 235 cv e 40,8 kgfm de torque, números para ir de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir 170 km/h.
Os dados de consumo também são bons, conforme o Inmetro. O carro pode fazer até 15,1 km/l de gasolina na cidade e 13,2 km/l na estrada. Na lista de itens de série, o SUV híbrido vem com sistema de som de alta fidelidade, comandos do veículo por meio de aplicativo de celular, multimídia com GPS embutido, banco do motorista com regulagens elétricas e aquecimento, faróis e lanternas de LED, apenas para citar alguns equipamentos.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo