O segmento de picapes vai ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Hoje em dia, há representa em torno de 20% das vendas de automóveis e comerciais leves, conforme dados da consultoria Bright Consulting. Não é à toa que as fabricantes estão de olho neste terreno e lançam uma série de novidades.
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Em 2025 algumas novas picapes estão por vir, entre as quais a GWM Poer, que deverá chegar como híbrida flex e fabricada em Iracemápolis (SP), a partir do primeiro semestre. A Toyota Hilux deverá ganhar versão híbrida leve, fabricada na Argentina. E a Ford deverá trazer a Maverick renovada ao Brasil, entre outras novidades.
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Mas em 2024 tivemos bons lançamentos de picapes, todas do segmento médio e grande. Vamos relembrar quais foram os principais? Dê uma olhada na lista abaixo.
1 – Chevrolet S10
A picape renovada da GM foi lançada em abril, com reestlização com inclui uma nova frente, mais de acordo com a linguagem de design adotado nos lançamentos mais recentes da marca. Porém, a principal mudança ficou por conta do interior, qie recebeu painel digital ao lado de uma central multimídia maior.
O visual do painel da S10 passou a ficar mais parecido com o da Silverado. Além disso, a picape ganhou uma posição para as saídas de ar e comandos centralizados em um teclado no console central. Bom tambem é que o motor 2.8 turbodiesel ficou acoplado ao novo câmbio automático de 8 marchas.
2 – VW Amarok
Demorou, mas a Volkswagen lançou a versão renovada da picape fabricada na Argentina em agosto. Mudou pouco, recebendo frente redesenhada, com novos faróis, formato da grade e para-choque. Nas versões Highline e Extreme, uma barra iluminada corta toda a parte de baixo do capô, nova moda da marca. A picape ficou muito parecida com sua “irmã menor”, a Saveiro.
No console central a tela multimídia está maior, com tela de 9 polegadas e o sistema VW Play atualizado para rodar Android Auto e Apple Carplay sem fio. A Amarok também passou a ter seis airbags de série no lugar das quatro bolsas da versão antiga, além de um Safe tag emite avisos visuais, mas sem assistência ativa.
3 – JAC Hunter
A picape média da marca chinesa foi lançada no início deste mês de dezembro. Chegou com motor 2.0 turbodiesel de 191 cv de potência e 46,9 kgfm de torque acoplado a um câmbio automático de oito marchas. A tração é sempre 4×4 com reduzida.
Com comprimento de 5,33 m, largura de 1,96 m e entre-eixos de 3,11 m e capacidade de carregar 1.400 kg —enquanto as concorrentes levam pouco mais de 1.000 kg—, a Jac Hunter tenta convencer os compradores pela imponência da frente com uma enorme grade ladeada pelos faróis de LED divididos em três blocos.
4 – BYD Shark
A picape híbrida da marca chinesa chegou em outubro. Para rivalizar com as concorrentes a diesel, a BYD apostou em um conjunto que une um motor 1.5 turbo a gasolina de 180 cv com dois elétricos – um em cada eixo.
A potência combinada do conjunto motriz chega a 437 cv, com 65 kgfm de torque máximo, capazes de levar os 2.665 kg da picape de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A questão é que a capacidade de carga fica abaixo das rivais, com carga útil de 790 kg (mais próximo dos 720 kg da Fiat Strada do que dos 1.000 kg das rivais médias) e volume de carga de 1.450 litros.
5 – Fiat Titano
A primeira picape média da marca italiana estreou em março, com a base da Peugeot Landtrek. Começou a vir montada do Uruguai, mas deverá receber novo motor 2.2 turbodiesel e ser produzida na Argentina a partir de 2025. Tem ganhado espaço no mercado aos poucos, mas ainda bem abaixo das rivais.
Além de preço competitivo, a Fiat apostou em uma lista de equipamentos superior contando com um pacote bem recheado. Entre eles, estão: sistema multimídia com tela de 10”, computador de bordo, alertas de colisão iminente e de mudança indevida de faixa, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado, entre outros.
6 – Ram 1.500
A picape da marca norte-americana chegou ao Brasil em outubro, com uma mudança de motor, substituindo o tradicional V8 Hemi, que já não vai atender às novas normas de emissões a partir de 2025.
O novo modelo se mantém como a picape mais potente do Brasil, conseguindo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Um dos destaques da RAM 1500 2025 é sua suspensão a ar Active-Level, que oferece cinco níveis ajustáveis, controlados pela chave presencial ou pela central multimídia
7 – Ford F-150
A renovada picape começou a ser entregue entre outubro e novembro. Entre as novidades da Ford F-150 da linha 2025 destacam-se itens como a tampa da caçamba multiacesso, head-up display e novos detalhes no desenho, o que inclui o logo da marca norte-americano modernizado. A nova frente passa a ter faróis com luzes de assinatura em formato de F estilizado, de Ford.
A F-150 é o primeiro modelo a exibir o novo logotipo oval da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black.O motor é o V8 5.0 de 405 cv e 56,7 kgfm, com câmbio de 10 marchas.
8 – Jeep Gladiator
A picape descolada foi mostrada no Festival Interlagos, em São Paulo, no mês de agosto. Recebeu retoques no visual, o que inclui uma leve reestilização nos para-choques e na grade frontal, além de novas rodas de 17 polegadas com um design exclusivo e pneus de uso misto.
As opções de cores também são novas: Cinza Anvil, Azul Hydro e Azul Earl (disponível no Wrangler). Além disso, Preto, Branco Bright, Cinza Granite e Vermelho Firecrakcer. Com portas removíveis, a Gladiator oferece uma experiência diferenciada nas trilhas, como uma condução quase ao ar livre, com novos bancos co ajuste elétricos.
9 – Mitsubishi Triton
A picape da marca japonesa deixou o nome L200 de lado e acaba de ter iniciado o período de pré-venda. Ao mudar de geração, o modelo ganhou desenho todo novo e uma estutura com 60% mais de rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em comparação com o modelo anterior.
O interior também mudou bastante, com seletor de modo de condução giratório no console central , sistema de câmeras 360º, e acabamento interno de couro, além de carregamento sem fio para celulares. O novo motor da Triton é um 2.4 turbodiesel de 205 cv e 47,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis marchas.
10 – Riddara RD6
Foi apresentada no final de novembro, mas para começar a ser vendida depende da finalizaçãoda homologação. De qualquer forma, é uma picape 100% elétrica, com motor de 272 cv de potência e 39,1 kgfm de torque no eixo traseiro. Ainda não há uma versão 4×4. Segundo a importadora, a picape chega aos 100 km/h em 7,3 segundos.
A capacidade de carga é de 755 kg, com 2.500 kg de reboque. O volume da caçamba comporta 1.200 litros de bagagem, sendo mais 70 litros no porta-malas frontal e 48 litros embaixo dos bancos traseiros. A versão Luxury usa bateria de lítio ternária de 86 kWh e prevê uma autonomia de até 515 km, pelo ciclo chinês.
Fonte: autoo