O Honda City chegou ao brasil em 2009 mas no mercado global já tem 43 anos de história. Desde o lançamento, o Honda City já teve mais de 240 mil unidades produzidas.
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Com duas opções de carroceria, o Honda City Hatch é conhecido pelo seu estilo versátil e esportivo, ideal para quem busca carro prático e moderno. Já a versão sedã, por sua vez, se destaca pelo seu espaço interno, oferecendo um porta-malas que atende tanto as necessidades diárias quanto viagens.
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Por outro lado, o modelo da marca japonesa deixa desejar em alguns aspectos e não fica imune às críticas de seus proprietários. A reportagem de AUTOO fez um levantamento de reclamações na internet e mostra a seguir alguns pontos das principais reclamações.
Diversos proprietários têm relatado problemas que afetam a experiência de condução. São questões de barulho, perda de potência e defeitos no banco de couro que aparecem com mais frequência em plataformas especializadas em defesa do consumidor.
RECLAMAÇÕES DE DONOS DE HONDA CITY
Barulho
Em um caso recente, um proprietário de um Honda City relatou um barulho persistente na parte dianteira do lado direito do veículo. O barulho é descrito como um rangido semelhante a ferro enferrujado, e, embora anteriormente fosse percebido apenas ao passar por superfícies irregulares, agora se manifesta de maneira intermitente a partir de 10 km/h. Até o momento, a Honda não respondeu ao proprietário sobre a situação.
O proprietário expressou sua decepção, destacando que escolheu a marca Honda, por ser reconhecida pela qualidade de seus produtos.
Em outro caso, uma proprietária de um Honda New City 0 km, modelo EXL 2023/2024 relatou que, após apenas uma semana de uso e 300 km rodados, o veículo começou a apresentar um barulho interno na coluna do motorista, próximo ao cinto de segurança. A Honda também não respondeu ao proprietário sobre o problema.
Outro dono de City relatou que já enviou o veículo para averiguar a suspensão dianteira três vezes devido a um barulho persistente e vibrações excessivas na direção. Apesar das tentativas, até o momento, apenas reapertos foram realizados, sem uma solução.
Em resposta à reclamação, a Honda informou que, para dar continuidade à tratativa do caso, é necessário que o proprietário encaminhe o veículo a uma de suas concessionárias credenciadas para um diagnóstico mais detalhado.
A Honda também destacou que os veículos possuem garantia de 3 anos a partir da data de retirada, cobrindo problemas decorrentes de defeitos de peças, fabricação e montagem, desde que as revisões programadas sejam realizadas na rede autorizada. No entanto, problemas causados por desgaste natural ou agentes externos não estão cobertos pela garantia.
Perda de potência
Outro problema recorrente mencionado por proprietários do Honda City é a perda de potência, resultando em uma redução brusca de aceleração.
“Recebi a mensagem ‘problema no sistema de emissão’. A potência pode ser reduzida. Contate a concessionária” no painel do veículo. Levei o carro a uma concessionária da minha cidade e fui surpreendido com um orçamento de quase R$ 9.000, que incluía a troca de 4 velas, 4 bicos injetores, além da necessidade de levar o motor para retífica, com uma mão de obra de R$ 1.500.”, afirmou um proprietário.
“Venho enfrentando problemas com o veículo, que frequentemente apresenta erro no painel e perde potência. Apesar de ter levado o carro várias vezes à concessionária e ter recebido um bom atendimento, o problema persiste, gerando preocupações quanto à segurança, especialmente após quase ter sofrido um acidente com a família a bordo na BR. Não me sinto seguro para viajar com o carro, apesar de todas as revisões estarem em dia.”, afirmou outro.
“Estou tendo problemas no sistema de emissão do veículo, que se manifestaram através da mensagem no painel: ‘problema no sistema de emissão. A potência pode ser reduzida. Contate a concessionária.’ O carro apresentou perda de potência, com velocidade restrita. Além disso, já troquei bomba de alta pressão duas vezes.”, informou o proprietário.
A Honda emitiu duas dicas técnicas relacionadas a essa questão: a dica técnica 010/22 DTC P0087, que orienta sobre como resolver problemas relacionados à baixa pressão no trilho do combustível, e a dica técnica 004/23, que informa que a falha foi corrigida no fornecedor e que os veículos produzidos atualmente já possuem contramedidas.
Imagem: Divulgação
Banco de couro
Outro caso que os proprietários do Honda City relatam é a má qualidade do couro do banco do veículo. Alguns donos foram surpreendidos com rasgões no couro, o que tem gerado insatisfação.
“O banco de couro do meu Honda City 2023 arrebentou completamente, isso é algo que não se espera de um material conhecido por sua durabilidade.”
Na ocasião, a Honda solicitou que a consumidora encaminhasse o veículo, assim que possível, para que pudessem dar continuidade ao tratamento do caso. A montadora ressaltou que fará todo o acompanhamento junto à concessionária até a finalização do reparo.
Em mais um dos registros, uma proprietária relatou que a qualidade do seu carro não é mais a mesma, levando-a a abrir uma solicitação para reparos nos bancos de couro.
Em resposta à reclamação, a Honda informou que, após análise do caso, a concessionária foi devidamente orientada sobre o atendimento e os procedimentos a serem realizados. A empresa assegurou que o reparo seria realizado em garantia.
Já um terceiro consumidor relatou que, com menos de cinco meses de uso, o assento do banco de couro do motorista apresentou um problema, estufando e ficando fofo, como se estivesse sem preenchimento interno. Em resposta, a Honda lamentou o inconveniente e informou que, após análise do caso, a concessionária foi devidamente orientada sobre os procedimentos a serem realizados.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo