Há algum tempo o SUV é o tipo de carro mais popular do Brasil entre os veículos 0 km. No entanto, no mercado de modelos seminovos essa realidade não se repete. Entenda o motivo.
SUV é o mais vendido entre os carros 0 km
Entre os veículos 0 km, o SUV é o tipo de carro com maior número de vendas no Brasil.
Segundo dados da Fenabrave, até julho de 2023, este segmento foi responsável por 45,68% dos emplacamentos de veículos no país.
Para se ter uma ideia do tamanho do protagonismo dos SUVs, a segunda categoria mais vendida foi a dos hatches, com 27,41%.
No entanto, mesmo que entre os carros 0 km, os SUVs sejam até o momento insuperáveis, no mercado de veículos seminovos a realidade é diferente.
Entre os seminovos sucesso não se repete
Se entre os veículos 0 km, os SUVs são responsáveis por quase metade das vendas de todo o setor, entre os seminovos a participação desses modelos é bem mais tímida.
De acordo com dados da Mobiauto, marketplace de carros seminovos e usados, os SUVs possuem participação de apenas 13% do mercado de usados.
Ainda segundo a plataforma, o segmento de veículos seminovos mais buscado na internet no primeiro semestre de 2023 são os hatches (42%), seguido pelos sedãs (27%). Só então, em terceiro entre os mais procurados, aparecem os SUVs.
Confira o ranking completo dos veículos mais procurados nas plataformas digitais de carros seminovos:
- Hatch: 42%
- Sedã: 27%
- SUV: 13%
- Picapes: 10%
- Monovolume: 5%
- SW & Perua: 2%
- Furgão & Van: 1%
Motivos da baixa dos SUVs
Para o CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr., a queda no interesse pelos utilitários-esportivos seminovos decorreu em razão da alta nos preços.
“Os SUV´s zero km estão entre os veículos que mais foram reajustados de 2021 pra cá. Os seminovos acompanharam essa alta e o poder de compra das pessoas ficou comprometido, pois a renda não cresceu na mesma proporção”, esclarece.
História dos SUVs no Brasil
Fenômeno no mercado nacional desde o surgimento do Ford EcoSport, em 2003, que “popularizou” o segmento, os SUV´s (sport utilities vehiches) desembarcaram no país junto com os carros importados, no início dos anos 90.
Desde então, eles transformaram-se em coqueluche para as famílias brasileiras, praticamente aniquilando outros segmentos que ocupavam essa preferência, como as stations (peruas) e os monovolumes.
Você pode gostar: Quanto é o seguro de um T-Cross 2023? Compare com os SUVs rivais mais vendidos
Fonte: garagem360.com.br